Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 01/12/2017 19:21. Atualizada em: 01/12/2017 19:23.

Marcos Fagundes Salomão toma posse como desembargador do TRT-RS

Visualizações: 28
Início do corpo da notícia.

01-posse-Salomão-810p.jpgO juiz Marcos Fagundes Salomão, então titular da 12ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, foi empossado, em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (1º/12), no cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). A solenidade ocorreu no Salão Nobre. A nomeação para o cargo foi publicada na última terça-feira (28/11), no Diário Oficial da União. O magistrado foi promovido pelo critério de merecimento, para assumir a vaga aberta em decorrência da aposentadoria do desembargador Herbert Paulo Beck. Salomão já vinha atuando como juiz convocado na cadeira do desembargador Herbert, compondo a 3ª Turma Julgadora e a 1ª Seção de Dissídios Individuais (1ª SDI). Ele seguirá atuando nos mesmos órgãos julgadores.

Acesse aqui o álbum de fotos da solenidade.

Após prestar compromisso, o desembargador reafirmou a importância do fiel cumprimento da Constituição, principalmente no momento por que passa o Brasil. Ele agradeceu aos seus familiares, servidores que o assessoraram durante a carreira e colegas juízes, que conviveram com ele ao longo dos seus anos de atuação como magistrado de primeiro grau. "Somos juízes com sensibilidade social. A cada dia, na sala de audiências ou de sessões, somos forjados, a realidade nos bate na face, como o ferro é moldado pelo artesão", discursou. "Em nosso dia a dia, devemos construir pontes, e não muros. Devemos ser construtores do diálogo permanente", defendeu.

Salomão também fez referência à conjuntura atual do país. "É espantosa, no mínimo, a ousadia de se pretender de um intérprete que não interprete plenamente, que um julgador não julgue plenamente, que a proteção não proteja plenamente, que o gratuito não seja grátis plenamente", avaliou. "A Constituição Federal deve ser o nosso alicerce, na retomada da construção de uma sociedade menos desigual, com orgulho de nossas origens mestiças, da nossa gente trabalhadora e de nossa indústria nacional", finalizou.

Em seu pronunciamento, a presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, destacou a habilidade de Salomão no julgamento colegiado, demonstrada nos períodos de convocação. "Ele é talhado para o julgamento coletivo, tem inspiração para isso, sabe formar consensos, sabe conversar. Tenho certeza que trará consigo essa sensibilidade social que demonstrou agora, aqui, nas suas palavras", disse a magistrada. "O amor ao diálogo é fundamental nesse momento em que estamos vivendo. Devemos lutar por oportunidades iguais a todos os cidadãos brasileiros, independente de gênero, raça, cor, orientação sexual ou ideologia", ressaltou. "A utopia existe para nos fazer caminhar, não desistamos do nosso sonho, mesmo quando ele parece estar mais longe no nosso horizonte. Seja bem-vindo, desembargador Salomão", concluiu a presidente.

Trajetória

Natural de Alegrete (RS), Marcos Fagundes Salomão ingressou no TRT-RS em 24 de novembro de 1986, como servidor. Aprovado no concurso para a magistratura, tomou posse como juiz do Trabalho substituto em 7 de janeiro de 1992. Foi promovido a o cargo de juiz titular em 16 de janeiro de 1995, assumindo a 1ª Vara do Trabalho de Sapiranga. Também passou pela VT de Ijuí (1995-1996), 1ª VT de Caxias do Sul (1996-2000) e 12ª VT de Porto Alegre (2000-2017).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Juliano Machado e fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista