Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 20/11/2017 18:50. Atualizada em: 27/11/2017 15:09.

Justiça Federal e TRT-RS inauguram exposição que reúne processos sobre discriminação racial

Visualizações: 41
Início da galeria de imagens.
Visitantes conferindo o material da exposição
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) inaugurou nesta segunda-feira (20/11), em parceria com a Justiça Federal do RS, uma exposição de processos judiciais que envolvem o tema da discriminação racial. A mostra está em cartaz no saguão do Prédio-Sede do Tribunal (Av. Praia de Belas, 1.100), e passa a integrar a exposição “Orgulho Negro”, que também reúne obras de oito fotógrafos negros gaúchos. O evento integra as atividades do Mês da Consciência Negra no TRT-RS. 

Acesse o álbum de fotos do evento.Abre em nova aba

Na abertura da exposição, a servidora Eliane da Silva Abreu, representante do Coletivo de Servidores Negros e integrante do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS, ressaltou que a reflexão sobre o racismo deve ser feita todos os dias, e que eventos sobre o tema colaboram para o avanço do debate. “É muito importante o Tribunal contar com o Comitê de Equidade e com o Coletivo de Servidores Negros, porque isso abre um espaço de fala e também um espaço de escuta. Nos processos que estão em exposição, vemos casos de pessoas que foram discriminadas pela cor da pele, por características físicas. É algo que nos faz pensar”, refletiu. A servidora Gladis Carita Marques acrescentou que o dia 20 de novembro deve ser um marco para a sociedade refletir sobre o preconceito racial que ocorre no cotidiano. “Precisamos enegrecer nossa consciência. Esta data serve para nos fazer lembrar que um povo livre foi escravizado e que, até hoje, negros e brancos não são iguais em oportunidades”, declarou. 

A mostra ficará em cartaz no saguão do Prédio-Sede do Tribunal até o dia 24 de novembro. De 27 de novembro a 12 de dezembro, ela será exibida na Espaço Cultural Lenir Heinen, na Galeria do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1432). As atividades do Mês da Consciência Negra no TRT-RS contam com o apoio do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, do Coletivo de Servidores Negros da Justiça do Trabalho do RS, da Comissão de Cultura e do Memorial da Justiça do Trabalho. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionalhorizonteconsciência negraevento
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista