Novo portal do TRT-RS atinge índice de 98,77% em acessibilidade
O novo portal de Internet do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), lançado em setembro, atingiu o índice de 98,77% de acessibilidade. O nível alcançado significa que foram adotadas praticamente todas as recomendações para a promoção da inclusão digital de pessoas com deficiência. A análise foi realizada utilizando o Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Planejamento que permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sites e portais. O resultado demonstra a efetividade das ações postas em prática pela Administração do TRT-RS no sentido de assegurar às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos.
A nota obtida permite a colocação do site do TRT-RS no topo da classificação estabelecida pelo ASES. A ferramenta propõe a qualificação em quatro níveis de adequação às recomendações de acessibilidade: indicador verde (índice acima de 95%), amarelo (entre 85% e 95%), laranja (entre 70% e 85%) e vermelho (abaixo de 70%). Dentre alguns sites de órgãos público ligados ao Judiciário, o portal do TRT-RS é o único a receber o indicador verde, sendo que o percentual obtido supera em mais de 20 pontos a média verificada nos demais portais.
A adoção de padrões de acessibilidade na construção do novo site do TRT-RS se insere em um conjunto de ações da Instituição que visam garantir valores como igualdade e equidade, tanto no que se refere ao público interno, como a toda a comunidade que envolve a Justiça do Trabalho.
Para saber mais sobre o ASES, clique aqui.