Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 10/11/2017 11:07. Atualizada em: 10/11/2017 13:37.

Tribunais realizam mais de 1,6 mil atendimentos no evento “Caminhos da Justiça”

Visualizações: 3
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

10-caminhosdajustiça800px.jpg

A primeira edição do evento “Caminhos da Justiça”, promovida nessa quinta-feira (9) pelos quatro Tribunais gaúchos que atendem diretamente a sociedade, foi um sucesso. Magistrados e servidores das quatro Instituições realizaram mais de 1,6 mil atendimentos no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre, prestando serviços, informações e esclarecendo dúvidas da população quanto aos seus direitos nas mais diversas áreas.

No estande da Justiça do Trabalho, foram atendidas mais de 370 pessoas, que foram em busca de orientações sobre seus direitos trabalhistas ou de informações sobre o andamento dos seus processos.

Veja o álbum de fotos do evento!

O auxiliar de cargas Alexandre(*), que alega não ter recebido parte das verbas rescisórias da última empresa em que atuou, procurou o estande do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região para saber o que fazer. Saiu de lá com a orientação do juiz do Trabalho Bruno Feijó Siegmann. “Esclareci minha dúvida. Vou ajuizar um processo. Gostei da oportunidade de falar diretamente com um juiz”, afirmou.

A operadora de telemarketing Elisângela, que recentemente teve ganho de causa em um processo trabalhista, quis saber por que a empresa ainda não pagou o que lhe deve na Justiça. Ela foi informada de que a reclamada ainda tem mais um dia de prazo para a quitação. “Que bom que fizeram esse evento. Passei aqui em frente e resolvi parar para ver a situação do meu processo. Tinha dificuldade em fazer a consulta processual no site”, explicou.

Alexandra, auxiliar de serviços gerais, também passou no estande para tirar dúvidas sobre Direito do Trabalho. Ela elogiou a iniciativa dos Tribunais. “Nem todas as pessoas têm acesso a esse tipo de esclarecimento. Às vezes, obter informação diretamente no órgão público é dificultada pela burocracia. Aqui resolvi minha dúvida em cinco minutos”, contou.

Sérgio é motorista e alega estar sendo perseguido pela empresa depois que retornou de afastamento por motivo de saúde. Ele acredita que a empregadora está tentando forçar uma despedida por justa causa. O trabalhador foi atendido pela magistrada Ivanise Marilene Uhlig de Barros. “Vi na TV que vocês estariam aqui e resolvi vir. Fiquei muito satisfeito com a orientação da juíza”, declarou.

Participaram do atendimento ao público no estande da Justiça do Trabalho os juízes Clocemar Lemes Silva, Bruno Feijó Siegmann e Ivanise Marilene Uhlig de Barros, e os servidores Mariana Merolillo Marimon (Ouvidoria), Marcia Di Giorgio Cardoso (Segesp), Maria Augusta Arnold (Assessoria de Gestão Estratégica), Ana Paula Fialho (Segesp), Marcelo Lucca (Seção de Perícias), Gabriela Coelho (Seção de Perícias), Márcia Gizeli de Oliveira Feijó (Ouvidoria) e Gabriel Borges Fortes (Secretaria de Comunicação Social).

No turno da tarde, o estande recebeu a visita da presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, e do vice-corregedor, desembargador Marçal Henri dos Santos Figueiredo. A presidente destacou a relevância da iniciativa conjunta dos Tribunais. “É muito importante essa proximidade com o cidadão, para que ele compreenda qual o papel do Judiciário, que é o de garantir direitos e afirmar a cidadania. Penso que o evento deve ser repetido ao menos uma vez por ano, em locais de grande circulação, a exemplo do Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público”, disse a desembargadora.

O evento

O “Caminhos da Justiça” foi uma iniciativa inédita do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Tribunal Regional Federal da 4ª Região e Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4. Fotos: Inácio do Canto
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista