Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 03/11/2017 15:36. Atualizada em: 03/11/2017 15:37.

Sala de amamentação e apoio ao aleitamento do TRT-RS recebe certificação do Ministério da Saúde

Visualizações: 72
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) inaugurou em junho de 2016 uma sala de amamentação no Foro Trabalhista de Porto Alegre. O espaço, localizado na Galeria do Prédio 1  (Av. Praia de Belas, 1432), está disponível para mães que queiram amamentarem seus filhos e, a partir de agora, também para aquelas que precisem retirar leite para alimentar a criança em casa. Esta foi a finalidade da certificação oferecida pelo Ministério da Saúde, por meio da aposição de placa (foto abaixo), que demonstra o compromisso da Instituição com a preservação dos direitos da mulher e o direito ao aleitamento materno.

03-SalaMama.jpg

Para garantir conforto e praticidade na retirada e armazenagem do leite materno, foi construído um espaço reservado dentro da sala de amamentação. O novo espaço incentiva mulheres que voltaram a trabalhar após a licença-maternidade para que continuem amamentando seus filhos. Para que isso seja possível, o local precisa oferecer condições para fazer a retirada do leite materno durante o expediente e armazená-lo em freezer antes de levar para casa.

“Quando ocorreu a inauguração da Sala, era um espaço aberto, onde as mães podiam amamentar, mas não armazenar o leite”, avalia Kátia Ronise Rospide, da Seção de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde. “Eu atuei como tutora, e três servidoras do TRT-RS fizeram um curso de manejo na Santa Casa, sendo capacitadas para dar orientações”. Segundo Kátia, a ação do Tribunal foi louvável, pois se trata da primeira sala do gênero a ser aberta por um órgão público de fora da área da Saúde no Rio Grande do Sul.

A partir de agora, a Administração receberá mães que regressarem da licença-maternidade com orientações sobre o uso das novas instalações, de modo a estimular a utilização do espaço e o aleitamento materno. As servidoras capacitadas pela Santa Casa (veja a imagem abaixo) também ficarão a disposição para auxiliar servidoras e magistradas que tenham dúvidas sobre a amamentação e retirada de leite. 

Saiba mais sobre a sala de amamentação

Localizada em frente à Central de Atendimento ao Púbico, a Sala oferece privacidade e tranquilidade às mães, estimulando o aleitamento materno. O espaço já vinha sendo usado por mães lactantes que frequentam a Justiça do Trabalho, principalmente reclamantes. Agora, poderá ser ainda mais útil para servidoras, magistradas e advogadas, que frequentam o Foro sem os filhos.

A cerimônia de inauguração da sala ocorreu em 27 de junho de 2016. Na ocasião, a Administração do TRT-RS agradeceu o papel da servidora Alessandra Krause, que formalizou o pedido para a instalação da sala. A Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) foi mencionada, por ter feito solicitação semelhante junto ao TST.

O local conta com geladeira e fraldário. O Sintrajufe-RS (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul) foi essencial para a concretização do projeto, contribuindo com a doação de poltronas de amamentação, mesas e estantes. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) também contribuiu com o projeto, por meio da impressão da “Cartilha para a Mulher Trabalhadora que Amamenta”, disponível na sala. O espaço reservado para a coleta de leite já estava habilitado há algum tempo, mas aguardava o certificado do Ministério da Saúde para ser amplamente divulgado.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
horizontecidadaniainstitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista