Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 16/10/2007 00:00. Atualizada em: 16/10/2007 00:00.

Justiça do Trabalho inaugura sede própria em Lajeado

Visualizações: 174
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Nem mesmo a chuva impediu que a comunidade lajeadense comparecesse, na noite da segunda-feira (15), à inauguração da sede própria da Vara do Trabalho naquele município. A solenidade recebeu um grande público, que conferiu a modernidade do prédio, erguido em terreno doado pelo município à União em 2005.
Em seu discurso, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), Juiz Denis Marcelo de Lima Molarinho, destacou a simplicidade das sedes da Justiça do Trabalho gaúcha: "Eu sempre tenho dito que nossas sedes não precisam ser faustosas porque a nossa Justiça é simples na sua origem, no seu objetivo, comprometida com a realização de um dos ramos que não por acaso se chama Direito Social". O Juiz Denis também ressaltou o projeto proposto pela Secretaria de Engenharia e Arquitetura do Tribunal para a unidade de Lajeado: "Eu tenho dito que, além de simples, os nossos prédios são funcionais, pois são construídos em direção a uma finalidade. E agora acrescento que os prédios da Justiça do Trabalho são bonitos". Por fim, o Presidente frisou a importância do jurisdicionado: "não queremos aqui fazer simplesmente a menção a uma mera incorporação formal ao patrimônio imobiliário da União de mais um prédio. Estamos aqui para celebrar a entrega de um local onde será feita a Justiça, onde será realizado o valor Justiça. Nós estamos aqui para entregar ao jurisdicionado, destinatário de nossos serviços, uma casa digna".
A conquista da sede própria após 40 anos da instalação da Justiça do Trabalho em Lajeado foi lembrada pelo Juiz do Trabalho Neuri Gabe, titular da unidade. Ele saudou todos os que atuaram na unidade desde 1967, em especial a pessoa do primeiro Juiz do Trabalho, Luiz José Guimarães Falcão, que, posteriormente, ocupou o cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O Juiz Gabe lembrou as outras quatro sedes da Vara do Trabalho de Lajeado e frisou: "o ciclo de alteração de locais chega ao fim com a inauguração desta sede própria". O Juiz agradeceu a rápida e eficiente atuação da Administração do Tribunal, que ergueu a obra em um tempo recorde de oito meses, e à equipe de servidores da unidade local, destacando os nomes de Martha Scherer Bento Leal, Diretora da Secretaria, e José Carlos Machado.
A Prefeita Municipal de Lajeado, Carmen Regina Pereira Cardoso, destacou o papel que as novas instalações terá principalmente para o jurisdicionado. "O acesso à Justiça é uma questão de cidadania. E, quando falamos em cidadania, falamos em qualidade de vida". A Prefeita também lembrou o curto lapso de tempo entre o lançamento da pedra fundamental, realizada em fevereiro deste ano, e a entrega do prédio à comunidade, e finalizou: "este prédio, muito bem construído, é a representação de uma cidadania, engrandece a comunidade de Lajeado e do Vale do Taquari".
Na seqüência, a fita inaugural foi descerrada pelo Presidente do TRT-RS e pelo Juiz Titular da unidade, enquanto a placa alusiva foi descoberta pela Prefeita Municipal e pelo Vice-Presidente do TRT-RS, Juiz João Ghisleni Filho. A bênção às novas instalações foi conduzida em conjunto pelo Diácono da Paróquia Santo Inácio, Antônio Vitório Bohn, e pela Pastor Paulo Edmundo Jung, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
Também prestigiaram a cerimônia o Juiz Federal da Vara do Juizado Especial Federal Cível de Lajeado, Luís Humberto Escobar Alves; o Delegado Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul, Heron de Oliveira; o Juiz do Trabalho Renato Walmor Medina Guedes; o Juiz do Trabalho aposentado Elder Jorge Frantz; os Presidentes das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) em Lajeado, Tailor Rodrigues Chaves, e em Estrela, Daniel Horn; a Diretora do Foro de Lajeado, Juíza Carmen Luíza Rosa Constante Barghouti; o Vice-Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), Juiz Luiz Antonio Colussi; os Juízes de Direito André Vorraber Costa e Ney Alberto da Motta Vieira; a Procuradora do Trabalho Enéria Thomaziini; os Promotores de Justiça de Neidemar Fachinetto e Sérgio da Fonseca Diefembach; a Procuradora do Município de Lajeado, Roseli Gusson; os Secretários Municipais Círio Arnaldo Schneider, Eliana Ahlert Heberle, Nelsi Hepp e Renato Specht; o Prefeito Municipal de Arroio do Meio, Danilo José Bruxel; a Presidente da Câmara Municipal  de Cruzeiro do Sul, Vereadora Adriana Isabel Schossler; o vereador de Lajeado Paulo Gilberto Dörr; o Chefe da Junta Militar da 3ª Delegacia do Serviço Militar, Tenente Antônio Rodrigues de Oliveira; o Delegado de Polícia Civil de Lajeado, José Romaci Reis; e o Delegado de Pronto Atendimento de Lajeado, Augusto Cavalheiro Neto.
Pela Caixa Econômica Federal, compareceram o Superintendente Regional da no Vale dos Sinos, Plínio Graef; o Gerente Regional de Negócios da ¿?rea Judiciária, Almirante Glashorester; o Gerente da Agência Lajeado, Milton Gustavo Schnack, o Gerente-Geral do Posto de Atendimento Bancário na Justiça Federal, Marco Aurélio Canani,e a Gerente do Posto de Atendimento Bancário na Justiça Federal, Maria Lizéte Schwade. Pelo Banco do Brasil, prestigiaram a cerimônia o Gerente da Agência em Lajeado, Reinaldo Guilherme Steinhaus Neto, e o Gerente de Conta em Lajeado, Sandro Fernandes.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias