Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 24/07/2008 00:00. Atualizada em: 24/07/2008 00:00.

BOLETIM (1ª SDI): Açougue de Caxias do Sul poderá abrir em domingos e feriados

Visualizações: 4
Início do corpo da notícia.

Para ouvir a reportagem (1'29"), clique no ícone de áudio, acima, à direita do título.

A 1ª Seção de Dissídios Individuais do Tribunal do Trabalho gaúcho denegou a segurança em mandado impetrado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul, no qual questionou ato da Juíza Titular da 3ª Vara do Trabalho do município. A magistrada indeferiu a liminar de uma ação civil pública ajuizada pelo sindicato contra uma casa de carnes de Caxias.

A entidade de classe pedia a proibição da utilização de mão-de-obra empregada em domingos e feriados, argumentando não haver a necessária autorização mediante convenção coletiva. Frustrado em 1ª instância, o sindicato impetrou contra o Juízo de 1º grau esse mandado de segurança, relatado pelo Desembargador Milton Varela Dutra.

Segundo o Relator, as alterações introduzidas recentemente em lei, que estipulam a necessidade de autorização por convenção coletiva para a abertura do comércio em geral em feriados, não anularam o disposto pela Lei 605/49, que é mais específica nessa matéria e continua em vigor. Assim, como essa lei dá permissão expressa ao trabalho em dias feriados para atividades nas quais insere-se o comércio varejista de carnes frescas, o Desembargador concluiu que o estabelecimento em questão não necessita de permissão coletiva para o seu funcionamento em feriados com utilização de empregados, denegando a segurança pedida. Da decisão cabe recurso.

(Processo 01765-2008-000-04-00-0 MS)

 

Áudio da notícia - 01

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista