TRT-RS implanta Tabelas Processuais Unificadas do Judiciário
O TRT da 4ª Região está implementando as disposições da Resolução nº 46 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que criou as Tabelas Processuais Unificadas do Judiciário - ferramentas destinadas à padronização de classes, assuntos e movimentos dos processos.
O objetivo é a uniformização da linguagem e a viabilidade de uma ação efetiva na gestão dos processos nos tribunais. Com o acompanhamento de ações em qualquer esfera do Judiciário, dada a identidade única dos processos desde o cadastramento inicial até sua resolução final, será possível obter dados precisos no que tange a números, tipos de processos e movimentação processual. Também permitirá a verificação dos "gargalos" na prestação judiciária.
Com a implantação das Tabelas, processos idênticos, mesmo em tribunais diversos, poderão ser identificados facilmente, acarretando uma maior agilização e precisão em dados estatísticos.
O trabalho vem sendo desenvolvido pelo Grupo Gestor Regional das Tabelas, coordenado pelo Juiz Maurício Schmidt Bastos, representando a Comissão de Informática, e integrado pelo Juiz Carlos Alberto May, Diretor do Foro de Porto Alegre, e pelos servidores Andrea Simões da Costa, Assessora de Informática da Presidência, Cláudia Machado Seben, Assessora de Informática da Corregedoria, Onélio Luis Soares Santos, Diretor-Geral de Coordenação Judiciária, Sandro da Silva Lima, Diretor do Serviço de Distribuição dos Feitos de Canoas, Luís Gustavo de Assis Vargas, Diretor da 19ª Vara do Trabalho de Porto Alegre e André Soares Farias, Diretor de Serviços de Desenvolvimento de Sistemas da Secretaria de Informática, e com o auxílio da servidora Tatiana Patrícia Krause, da DGCJ.