Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 29/09/2008 00:00. Atualizada em: 29/09/2008 00:00.

Juízes Maria Madalena Telesca e Paulo Schmidt eleitos para a nova diretoria da Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho (ALJT)

Visualizações: 18
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A Associação Latino-Americana dos Juízes do Trabalho ALJT, entidade criada durante as comemorações dos 30 anos da Anamatra em 2006, elegeu, no dia 25 de setembro em Brasília, a diretoria para a gestão 2008-2010. A nova composição terá como presidente o juiz do trabalho brasileiro e ex-presidente da Anamatra Hugo Cavalcanti Melo Filho. Os Juízes do Trabalho da 4ª Região Maria Madalena Telesca e Paulo José Schmidt foram eleitos para a Secretaria-Geral e para o Conselho Consultivo e Fiscal respectivamente.

A diretoria foi eleita por aclamação em assembléia e é integrada, além do Brasil, por magistrados da Argentina, Uruguai, Bolívia e República Dominicana.  A entidade possui filiados em oito países: Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, República Dominicana, México, Cuba e Colômbia.
Para Hugo Melo, a preocupação central da entidade, no próximo biênio, será a preservação da independência dos juízes, constantemente ameaçada nos diversos países da América Latina. Outro desafio será a internacionalização do Direito do Trabalho e do fortalecimento da jurisdição especializada trabalhista, questões essas já enfrentadas pela Anamatra com êxito no Brasil. “Em todos os países da subregião, observam-se, em maior ou menor grau, ameaças à independência judicial. Talvez seja esse o principal problema enfrentado, hoje, pela magistratura, com efeitos imprevisíveis”, alertou.

O juiz Grijalbo Coutinho, que esteve à frente da diretoria da ALJT desde a sua criação, falou da sua satisfação em presidir a entidade durante o último biênio, da superação dos desafios e da constante preocupação da Associação com a defesa do Direito do Trabalho e do Poder Judiciário em toda a América Latina. “Deixo a presidência com a convicção de que, não obstante os percalços enfrentados pela nossa entidade, foi possível plantar a semente do associativismo combativo no âmbito do continente latino-americano”, afirmou o magistrado.

Durante a assembléia, a diretoria 2006-2008 divulgou e aprovou por unanimidade a Declaração de Brasília, documento que norteará a atuação da ALJT nos próximos dois anos e que sintetiza as preocupações dos magistrados do trabalho latino-americanos.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista