Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 24/10/2008 00:00. Atualizada em: 24/10/2008 00:00.

Termina com sucesso Mutirão da Conciliação em Ijuí

Visualizações: 58
Início da galeria de imagens.
Equipe da VT Ijuí: Ricardo Afonso Berger (agente de segurança), Márcia Denise Scarton (diretora de secretaria), Elizabeth Bacin Hermes (Juíza Substituta), Angelo Eduardo Knebel (técnico judiciário), Maria Teresa Vieira da Silva (Juíza Titular), Rosani Wiersbicki (técnica judiciária) e Plínio Battisti (analista judiciário).
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Mutirão da Conciliação da Vara do Trabalho de Ijuí realizou, hoje (24), 80 audiências, sendo que 56 resultaram em conciliação. Dos 80 processos colocados em pauta, 9 estavam em fase de conhecimento e 71 em execução. A VT de Ijuí tem jurisdição, também, nos municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Coronel Barros, Jóia e Nova Ramada. Os trabalhos aconteceram no Teatro do SESC, localizado no Centro da cidade. As audiências foram presididas pelas Juízas Maria Teresa Vieira da Silva (titular) e Elizabeth Bacin Hermes (substituta).
 
Conforme a Juíza Maria Teresa, "em primeiro lugar, é importante ressaltar o porquê do Dia da Conciliação, todo dia é da conciliação. É obrigação do juiz oferecer, a qualquer tempo do processo e em qualquer instância ou grau de jurisdição, a conciliação entre as partes. Mas como no Brasil não existe a cultura da conciliação, nós resolvemos instituir esse dia, que é feito a cada três ou quatro meses, no Foro de Ijuí, para incentivar a cultura da conciliação. Ou seja, para incutir nos jurisdicionados a idéia de que o entendimento entre as partes é a melhor saída para o encerramento de um processo. As partes se despojam, cada qual de alguns pontos, e ao final se acha uma boa solução para ambos os lados."
 
A Juíza Maria Teresa explicou, também, que "a informalidade do mutirão faz com que o percentual de conciliações seja bem alto. Não só as partes que foram intimadas são bem-vindas, mas todos aqueles litigantes que tem um processo tramitando na Vara do Trabalho de Ijuí, seja na fase de conhecimento, seja na fase de execução. Mesmo aqueles que não recebem intimação para comparecer, eles podem vir em busca de informações, com seu advogado ou desacompanhado e, quem sabe, tentar conciliar o seu processo."
 
A Magistrada comentou, ainda, que "a iniciativa conta com o respaldo total do TRT da 4ª Região e é uma inspiração do CNJ e da Associação dos Magistrados Brasileiros, que estão divulgando esta idéia, de que conciliar traz benefícios para as partes e para o Estado, também. Os resultados têm se mostrado bastante exitosos, alcançando entre 70% e 80% a conciliação nos processos colocados em pauta."
 
A semana da conciliação em todo o Rio Grande do Sul acontecerá de 1 a 5 de dezembro.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias