Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 03/07/2009 00:00. Atualizada em: 03/07/2009 00:00.

Justiça do Trabalho comemora 50 anos em Santana do Livramento

Visualizações: 143
Início da galeria de imagens.
Vice-Prefeito Leonel Gomatti
Advogado Luís Eduardo de La Rosa Dávila
Juiz do Trabalho Adriano Santos Wilhelms
Desembargador João Ghisleni Filho
Descerramento da placa comemorativa às bodas de 50 anos
Descerramento da placa do lançamento da Pedra Fundamental
Corregedora entrega ao servidor Solon Soares...
...e Juiz Adriano entrega ao servidor Laércio Bandeira placas em homenagem aos mais de 20 anos atuando na VT local.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Foi celebrado ontem (2) o aniversário de 50 anos da instalação da Justiça do Trabalho em Santana do Livramento. O evento, realizado no Auditório Dr. Lucio Soares Neto, da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, também serviu ao lançamento da Pedra Fundamental da nova sede do Foro Trabalhista. O prédio terá área de 814m² e estará localizado na Rua Duque de Caxias, s/n, Centro. Sua construção deve iniciar-se em cerca de 60 dias. Atualmente, a Vara está localizada na Rua Rivadavia Correa, 60.

Primeiro a pronunciar-se, o Vice-Prefeito Leonel Gomatti afirmou que “exalta-se aqui o espírito criador de todo o povo desta terra, que com o suor de suas mãos e a energia de sua vontade constrói hoje o Brasil”. Disse estar “convencido da identificação do Tribunal com as legítimas aspirações dos trabalhadores santanenses, aos quais se deve quase tudo em grandeza de nosso município”.

Logo após, o Presidente da subseção da OAB/RS, Luís Eduardo de La Rosa Dávila, quis “externar a nossa alegria e satisfação pelos 50 anos da Vara do Trabalho de Santana do Livramento”. Elogiou a magistratura local, observando ser consenso entre os advogados santanenses “estarmos muito bem servidos de juízes”.

O Juiz Titular da Vara do Trabalho de Santana do Livramento, Adriano Santos Wilhelms, ponderou que, enquanto a situação de paz ideal não ocorre, “é necessário um Poder Judiciário que sirva de guardião dos direitos de forma independente e eficiente”. Citando a evolução tecnológica da Justiça Trabalhista nesses 50 anos, bem como o iminente fim dos autos impressos, referiu pesquisa do Conselho Nacional de Justiça que aponta a JT como um dos mais céleres ramos do Judiciário, e concluiu: “o sucesso da prestação jurisdicional só ocorrerá com decisões justas em breve espaço de tempo”.

Encerrando os discursos, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Desembargador João Ghisleni Filho, enalteceu o gesto da Prefeitura e da Câmara de Vereadores em destinar “um bem localizado terreno” no Centro da cidade. “Desejo que a Justiça do Trabalho aqui em Santana do Livramento possa comemorar os próximos 50 anos da forma que hoje estamos comemorando: admirados e respeitados pela sociedade gaúcha”, explicou.

A Vara do Trabalho de Santana do Livramento foi criada pela Lei 3.500, de 21 de dezembro de 1958, sendo instalada em 16 de junho de 1959. O primeiro Juiz que atuou como Presidente da então Junta de Conciliação foi Sileno Montenegro Barbosa.

Também compuseram a mesa: a Corregedora do TRT-RS, Desembargadora Beatriz Zoratto Sanvicente; o Presidente da Câmara de Vereadores, Lídio Azevedo Mendes; o Procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva; e o Presidente da Amatra4, Juiz Luiz Antonio Colussi. Entre o público, composto majoritariamente por autoridades locais, servidores e advogados, estavam: a Juíza do Trabalho Substituta Graciela Maffei; a Juíza Estadual Mirtes Blum; o Juiz Federal Belmiro Krieger.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias