Comemorados os 10 anos da Justiça do Trabalho em Capão da Canoa
A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul comemorou, na noite de hoje (15), os 10 anos de instalação do Posto Trabalhista em Capão da Canoa, vinculado à Vara do Trabalho de Torres. A solenidade foi realizada na Sala de Sessões Manoel Fernandes da Silveira, da Câmara Municipal de Capão da Canoa, na Av. Rudá, 745, Zona Nova. O Posto foi instalado em 15 de outubro de 1999 e tem abrangência sobre três municípios: Capão da Canoa, Maquiné e Xangri-Lá. As atuais instalações funcionam na Rua Peri, 1758, e foram inauguradas em 3 de dezembro de 2007.
Compuseram a mesa principal o Desembargador-Presidente do Tribunal, João Ghisleni Filho, o Juiz Titular da VT de Torres, Cláudio Scandolara, o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, o Procurador-Chefe Substituto da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, Ivan Sérgio Camargo dos Santos, o Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Capão da Canoa, Miguel Glashorester Severo, e o Presidente da Amatra, Juiz Luiz Antonio Colussi. Também estavam presentes os Juízes do Trabalho Substitutos Luciana Böhm Stahnke, Gilberto Destro e Marcelo Bergmann Hentschke. O público presente cantou o Hino Nacional.
A primeira autoridade a falar, o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, saudou a presença da Justiça do Trabalho no município e desejou um bom evento a todos. O Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Capão da Canoa, Miguel Glashorester Severo, parabenizou a Administração do Tribunal pela iniciativa de comemorar a data e apresentou uma narrativa histórica da instalação do Posto. O Juiz Titular da VT de Torres, Cláudio Scandolara, fez uma série de agradecimentos e afirmou que "os magistrados e servidores são instrumentos de paz social" e "os advogados são elementos de eficiência judiciária". Solicitou, ainda, que os advogados "façam aparecer a ética nos processos".
O Desembargador-Presidente do Tribunal, João Ghisleni Filho, relatou a história das instalações da Justiça do Trabalho a partir da década de 40. Falou sobre o crescimento econômico de Capão da Canoa e mencionou o apoio da prefeitura e dos advogados na instalação do Posto. Informou que o Posto receberá, até o final do ano, cerca de 800 processos novos, movimento superior a 15 das 115 Varas do Trabalho gaúchas. O Desembargador-Presidente do Tribunal e o Juiz Titular da VT de Torres descerraram a placa comemorativa aos 10 anos de instalação da Justiça do Trabalho em Capão da Canoa. A cerimônia foi encerrada com o Hino Riograndense.
A seguir, teve início o seminário, com a participação de 80 inscritos. O palestrante foi o Juiz do Trabalho Titular da VT de Lagoa Vermelha, Paulo André de França Cordovil, que abordou o tema "Recursos no processo do Trabalho". A noite encerrou-se com um jantar de confraternização. O Seminário segue nesta sexta-feira (16), com a seguinte programação:
18h30: ABERTURA.
18h45: O PROCESSO DO TRABALHO ELETRÔNICO, AS TABELAS UNIFICADAS E O PRÉ-CADASTRAMENTO DAS PETIÇÕES INICIAIS. Mauricio Schmidt Bastos, Juiz do Trabalho Titular da 2ª Vara do Trabalho de Porto Alegre.
20h40: Debates.
21h20: Encerramento