Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 23/10/2010 00:00. Atualizada em: 23/10/2010 00:00.

Pelotas tem novo Foro Trabalhista

Visualizações: 9
Início da galeria de imagens.
Prefeito Adolfo Antonio Fetter Junior
Juíza-Diretora Ana Ilca Härter Saalfeld
Advogado Marco Aurélio Romeu Fernandes
Juiz Presidente Marcos Fagundes Salomão
Desembargador Carlos Alberto Robinson
Fita Inaugural
Descerramento da Placa
Público
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Foi inaugurada na noite desta sexta-feira (22/10) a nova sede do Foro Trabalhista de Pelotas. Situado na Rua 29 de Junho, 160, na área conhecida como complexo do Judiciário, o prédio tem mais de 3.600m² e é resultado de um investimento de quase 5 milhões de reais. A solenidade teve a presença da administração do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, e o grande público presente era formado em sua maioria por magistrados, autoridades locais, advogados, peritos e servidores.

Segundo o Prefeito de Pelotas, Adolfo Antonio Fetter Junior, que abriu os discursos, “este é um investimento importante para a cidade, a comunidade, para todos os trabalhadores e serventuários da Justiça do Trabalho, que terão condições adequadas para trabalho e atendimento ao público”. Observou o benefício trazido pelo complexo do Judiciário, pois a proximidade entre os prédios facilitará a vida de todos que precisam de algum dos segmentos do Judiciário.

Em seguida, a juíza Ana Ilca Härter Saalfeld, Diretora do Foro, defendeu que “este prédio, moderno e funcional, revela a intenção da Administração do TRT de elevar Pelotas aos melhores níveis no que diz respeito à modernização da estrutura judiciária”. E rogou: “que este foro trabalhista seja um farol a iluminar os caminhos e o coração daqueles que acreditam na Justiça e que Deus nos proteja sempre!”

Marco Aurélio Romeu Fernandes, presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, registrou que a ideia de criação do complexo judiciário onde está instalado o prédio foi do advogado Jair Baldez Morales, ex-presidente da subseção da OAB/RS. Asseverou ser este um momento de “júbilo”, e que a nova sede permitirá um “espaço de atuação digna aos colegas”.

Saudando a nova sede e as demais que vêm sendo inauguradas, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra4), Marcos Fagundes Salomão, afirmou esperar que os tempos difíceis tenham realmente passado. “Hoje a Justiça do Trabalho está efetivamente instalada nas comunidades”, asseverou, e concluiu: “como as figueiras que ornamentam a costa doce, a Justiça do Trabalho agora se mostra assombrosa e com grande vigor aqui em Pelotas”.

Encerrando os pronunciamentos, des. Carlos Alberto Robinson, presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, mencionou o ministro e jurista Mozart Victor Russomano, recentemente falecido e que foi o titular da então Junta de Conciliação e Julgamento de Pelotas quando fundada, em 5 de fevereiro de 1946. “A proximidade entre a Justiça do Trabalho e a comunidade pelotense, portanto, vem de longa data”, afirmou, acrescentando ter “prazer e honra” em compartilhar a inauguração com as administrações anteriores (Desembargadores Denis Marcelo de Lima Molarinho, em cuja gestão teve início a obra – janeiro de 2007 –, e João Ghisleni Filho), com a prefeitura, com os servidores e os trabalhadores.

NOVA SEDE

O terreno, de mais de 5.800m², doado à União Federal pela Prefeitura Municipal de Pelotas, abriga a sede de dois pavimentos, além de estacionamento com 80 vagas. A construção atende ainda às exigências legais para o uso por pessoa portadora de necessidade especial (PPNE). Foi dada atenção, também, à Meta Prioritária 6 do Conselho Nacional de Justiça para 2010 (reduzir em pelo menos 2% o consumo per capita com energia): as luminárias utilizadas permitirão economia da ordem de 5% dos gastos com energia elétrica. Além disso, o prédio é o primeiro da Justiça do Trabalho gaúcha a utilizar a tecnologia do led (por ora, apenas em iluminação de emergência), tecnologia que traz ainda menor consumo.

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista