Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 03/12/2010 00:00. Atualizada em: 03/12/2010 00:00.

A cidadania de saber-se capaz apesar das limitações

Visualizações: 45
Início da galeria de imagens.
Coordenador Renato Mendes
Convidados incluíam representantes de instituições parceiras no TJC
Palestrante ao lado dos juízes Gustavo Vieira e Luciano Athayde
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Durante jantar realizado no Clube Recreativo das Dores, última atividade do 1º dia do V Encontro Nacional do Projeto Trabalho, Justiça e CidadaniaAbre em nova aba, o Coordenador Nacional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (IPEC – sigla do nome em inglês) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Renato Mendes, relatou experiência que teve durante sua passagem por Porto Alegre a caminho de Santa Maria, na qual dirigiu-se ao guia de um cego e questionou se poderia fazer uma pergunta, e ouviu do cego “se você está falando comigo, pode, ele é apenas o meu guia”. Para Mendes, esta situação é exemplar da definição de cidadania que buscava: “a de saber-se capaz, apesar das limitações. A de empoderar-se diante da comunidade, apesar da diferença”.

O coordenador afirmou ser esta a cidadania que o TJC deve buscar. Não a cidadania legal, da qual os magistrados ministram e decidem em seus Estados. Não a cidadania latina (da lei), mas a grega (da participação, da decisão conjunta, da interlocução). “Este é o mérito deste projeto: fazer com que jovens possam, desde cedo, buscar esta noção de cidadania”. E esta é a noção de Justiça – não a de uns em detrimento de outros, mas a que faz possível todos serem iguais na diferença.”

Concluiu asseverando estar a OIT honrada em ser parceira da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), pois os magistrados têm muito a contribuir no  mundo da Organização. Destacou a vantagem da qual o Brasil desfruta por ter uma especialidade do Judiciário ímpar como é a Justiça do Trabalho, “e isto é importante que aprendamos de vocês”.

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias