São Sebastião do Caí inaugura Posto da Justiça do Trabalho
Na noite desta quarta-feira (15) foi inaugurado o Posto da Justiça do Trabalho em São Sebastião do Caí (foto ao lado), localizado na RS-122 (rodovia Sinval Guazzelli), nº 211. A nova unidade é vinculada ao Foro Trabalhista de São Leopoldo e jurisdiciona os municípios de Alto Feliz, Bom Princípio, Capela de Santana, Feliz, Linha Nova, São José do Hortêncio, São Vendelino, Vale Real e Tupandi. A solenidade teve a presença de autoridades da região, magistrados, servidores e convidados.
O prefeito de São Sebastião do Caí, Darci José Lauermann, abriu os pronunciamentos. Afirmou que o posto representa muito não só para o município, mas também para a região do Vale do Caí. Agradeceu à Administração do Tribunal por ter acreditado no potencial da cidade, e destacou o empenho conjunto das lideranças políticas da região para a viabilização do Posto.
O juiz-diretor do Foro Trabalhista de São Leopoldo, Jorge Alberto Araujo, registrou a importância que a criação de uma unidade da Justiça do Trabalho pode ter para a economia, pois diversas empresas dão grande importância à estrutura dos órgãos públicos presentes antes de instalarem-se em determinada cidade. “Temos hoje novamente a Justiça se expandindo e mais próxima do trabalhador”, concluiu.
Segundo o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcelo José Machado Volkweiss, é uma satisfação para a entidade a instalação do Posto. Colocou a subseção à disposição da comunidade e fez votos de que a Justiça do Trabalho siga crescendo no município, de forma a alcançar a condição de vara do Trabalho.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS), desembargador Carlos Alberto Robinson, falou da “honra e alegria” em compartilhar com todos os presentes a inauguração do Posto. Segundo o magistrado, o ato demonstra o efetivo compromisso com a comunidade no sentido de oferecer melhores condições na prestação jurisdicional. Finalizou agradecendo a “todos que colaboraram para a concretização deste projeto”.
Dentre as autoridades, também prestigiaram a cerimônia o corregedor do TRT-RS, desembargador Juraci Galvão Júnior, o juiz-auxiliar da Presidência para a gestão estratégica, Francisco Rossal de Araújo, o juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de São Leopoldo, Rosiul de Freitas Azambuja, e a vice-presidente da Caixa de Assistência do Advogado da OAB/RS, Ivete Dieter.
O Posto de São Sebastião do Caí
O Posto de São Sebastião do Caí foi criado pela resolução administrativa 25/2009 do TRT-RS. Estima-se que sua movimentação processual será composta por 13% do que é hoje o volume do Foro de São Leopoldo, que em 2010 recebeu 4.530 novas ações em suas três varas do Trabalho. Permanecerá sob a jurisdição da unidade de São Leopoldo o município de Portão.
A instalação do Posto em São Sebastião do Caí facilita o acesso pelos jurisdicionados, reduzindo as distâncias a serem percorridas. Foram investidos cerca de R$ 190 mil na adequação do prédio em que funcionará a unidade judiciária.