Senado aprova indicação do desembargador Hugo Scheuermann para ministro do TST
O Plenário do Senado Federal aprovou, na noite desta terça-feira (26), a indicação do desembargador Hugo Carlos Scheuermann, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), para o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O magistrado foi aprovado com 48 votos favoráveis e três contrários. Agora, Scheuermann aguarda nomeação pela presidenta Dilma Rousseff.
No dia 24 de maio, o desembargador foi escolhido por Dilma em lista tríplice encaminhada pelo TST. Em 12 de junho, foi sabatinado e aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. O magistrado ocupará a cadeira deixada pela ministra Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, também oriunda da 4ª Região, que tomou posse no Supremo Tribunal Federal, em dezembro.
O Plenário do Senado também aprovou, na mesma sessão, a indicação do desembargador Alexandre de Souza Agra Belmonte, do TRT da 1ª Região (RJ). O magistrado assumirá a vaga aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Milton de Moura França.
Natural de Três Passos (RS), Scheuermann ingressou no TRT da 4ª Região em 1983, como servidor. Em 1989, após aprovação em concurso público, tomou posse como juiz do Trabalho substituto, no mesmo Regional. Foi promovido a juiz titular em 1991 e atuou como convocado no Tribunal entre 1999 e 2002. Em janeiro de 2003, promovido pelo critério de merecimento, tomou posse como desembargador do TRT4. Atualmente, integra a 4ª Turma Julgadora, a 2ª Seção de Dissídios Individuais e a Comissão de Informática. Entre novembro e dezembro de 2011, atuou como convocado no TST.
Quando da sua indicação, o magistrado concedeu entrevista ao site do TRT4. Clique aqui para conferir.