TST realiza posse solene de Hugo Scheuermann e Alexandre Belmonte
Ocorreu nesta quarta-feira (22/8) a posse solene de dois novos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST): Hugo Carlos Scheuermann (egresso do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região - TRT4) e Alexandre de Souza Agra Belmonte (do TRT da 1ª Região - Rio de Janeiro). A cerimônia foi conduzida pelo ministro João Oreste Dalazen, presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e teve dentre os presentes a Administração do TRT4: desembargadoras Maria Helena Mallmann (presidente), Rosane Serafini Casa Nova (vice-presidente), Cleusa Regina Halfen (corregedora) e Ana Rosa Pereira Zago Sagrilo (vice-corregedora).
Também compareceram autoridades como o procurador-geral do Trabalho, Luis Camargo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Júnior; o advogado-geral da União, Luis Inácio Lucena Adams; o núncio apostólico no país, dom Giovanni D`Aniello; e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desembargador João de Assis Mariosi. O público contou ainda com familiares e amigos dos empossados, além de desembargadores, juízes, parlamentares, procuradores e advogados.
Houve a ratificação da investidura no cargo, pois o evento em gabinete foi realizado no dia 16 de julho. Nesta quarta-feira, os ministros leram o compromisso com o cargo, assinaram os termos de posse e foram agraciados com medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no Grau Grã-Cruz.
Os novos ministros ocupam vagas reservadas à magistratura, abertas com a nomeação da ministra Rosa Maria Weber para o Supremo Tribunal Federal (STF) e a aposentadoria do ministro Milton de Moura França.
Na nova composição do TST, o ministro Scheuermann integra a Primeira Turma e, Belmonte, a Terceira. Os dois participam ainda da Subseção 2, Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2).
Os novos ministros
Alexandre de Souza Agra Belmonte integrava o TRT da 1ª Região (RJ). Carioca, graduou-se bacharel em Direito pela Universidade Gama Filho. É pós-graduado em Direito Privado Aprofundado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em abril de 1993, foi aprovado como primeiro colocado no concurso para juiz do Trabalho substituto.
Hugo Carlos Scheuermann compunha o TRT da 4ª Região (RS). Nascido em Três Passos/RS, é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 19 de abril de 1989, tomou posse no cargo de juiz do Trabalho substituto.