Retrato do desembargador Juraci passa a integrar a Galeria de Corregedores
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região realizou, nesta sexta-feira, a solenidade de aposição do retrato do desembargador Juraci Galvão Júnior na Galeria dos Corregedores, situada no sexto andar do Prédio-Sede. O homenageado esteve à frente da Corregedoria do TRT4 no biênio 2010/2011. O evento foi prestigiado pelas integrantes da Administração do Tribunal, magistrados, servidores, advogados, procuradores e convidados.
Em nome dos membros do TRT4, o desembargador Francisco Rossal de Araújo fez um pronunciamento em homenagem ao ex-corregedor. Falou sobre a trajetória de Juraci e afirmou que o magistrado mostrou todas as virtudes exigidas de quem lidera a atividade correicional - embora não tenha sido imune à crítica, o que é natural na função. “O corregedor deve zelar pelo bom andamento da atividade jurisdicional e corrigir, sempre dentro dos parâmetros da lei e da Constituição, possíveis desvios de curso. Além disso, a Corregedoria tem um outro aspecto fundamental para o bom desempenho de um Tribunal: o pedagógico. Tão importante quanto corrigir desvios, a atividade correicional deve apontar o rumo certo. Isso demanda dedicação, tempo e firmeza de princípios”, explicou.
Rossal também salientou as principais realizações da Corregedoria sob o comando do desembargador Juraci, como o regime de lotação de dois juízes nas unidades de maior movimento processual, a corrreição virtual, a diminuição do resíduo de sentenças e a busca pelo cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça. “Esse é o olhar para trás. A obra que permanece”, declarou.
Após o descerramento do retrato, o desembargador Juraci iniciou seu discurso agradecendo a todos os presentes. “Esta galeria é uma síntese e o reconhecimento daqueles que muito se dedicaram à Justiça do Trabalho da 4ª Região. É uma honra ocupar este espaço, ao lado de magistrados tão ilustres”, afirmou. Juraci também disse se sentir honrado por ter colaborado e participado da evolução do Judiciário Trabalhista, em mais de 40 anos dedicados à área. Também agradeceu aos colegas que o elegeram vice-corregedor e corregedor, funções as quais disse ter exercido com sério, dedicado e incansável trabalho, e sempre consciente da relevância da missão.
Trajetória
O desembargador Juraci Galvão Júnior é natural de São Paulo. Atuou como advogado trabalhista e professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Mestre em Direito Público pela Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, ingressou na Justiça do Trabalho da 4ª Região em 1981, mediante concurso para juiz do Trabalho. No primeiro grau, presidiu as Varas do Trabalho de Rio Grande (1ª e 2ª), Carazinho, Lajeado, Osório e a 12ª VT de Porto Alegre. A promoção a desembargador do TRT4 ocorreu em 2000, pelo critério de merecimento.
Tomou posse como vice-corregedor regional em 2006, sendo também o presidente da 2ª Seção de Dissídios Individuais. Foi corregedor regional no biênio 2009/2011. É membro titular do Instituto de Direito Social, com sede em São Paulo, do Instituto Latinoamericano de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social (Buenos Aires), da Sociedad Internacional de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social (Genebra), e da Academia Ibero-Americana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social (Madri). Atualmente, compõe o Órgão Especial, a Seção de Dissídios Coletivos, e preside a 8ª Turma do TRT4.