29/01/2015 00:00

Marfrig propõe manutenção do frigorífico em Alegrete por mais um ano, mas com número reduzido de empregados

Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Em reunião de mediação realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) nesta quinta-feira (29), em Porto Alegre, o frigorífico Marfrig apresentou a proposta de  manter suas atividades em Alegrete por no mínimo um ano, com a manutenção parcial do número de postos de trabalho. A empresa prometeu manter 250 trabalhadores no município e realocar até 120 em outras unidades do Estado. A proposta será analisada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Alegrete, que dará uma resposta na próxima reunião de mediação, marcada para a quinta-feira (5), às 11 horas, na sala 506 do TRT-RS. 

A Marfrig havia anunciado a despedida em massa de 600 empregados em Alegrete para o dia 4 de fevereiro, porque pretendia encerrar as atividades no local. A mediação no TRT-RS ocorreu após a decisão do juiz José Carlos Dal Ri, titular da Vara do Trabalho do Alegrete, nessa segunda-feira (26), que suspendeu a despedida dos 600 empregados até que ocorra uma negociação coletiva entre a Marfrig e o sindicato da categoria. A decisão atendeu o pedido de antecipação de tutela ajuizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e a multa pelo descumprimento da ordem judicial foi fixada em R$ 100 milhões.  Na primeira reunião de mediação no TRT-RS, realizada na terça-feira (27), o sindicato da categoria havia proposto que a empresa mantivesse as atividades em Alegrete por mais seis meses, período em que se buscaria viabilizar a continuidade do funcionamento da planta. 

A reunião foi conduzida pelo juiz auxiliar de Conciliação do TRT-RS, Carlos Alberto Lontra. Também participaram da mesa de mediação o procurador regional do Ministério Público do Trabalho (MPT) Paulo Eduardo de Queiroz, o superintendente regional do Trabalho e Emprego (MTE), Neviton Nornberg, e o chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS (STDS), Josué Francisco.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista