Gestão de Riscos

Procedimentos relacionados à gestão de riscos são exigidos pelo Tribunal de Contas da União há vários anos. Na 4ª Região, em nível institucional, a análise de riscos foi adotada quando da implantação do PJe-JT e ocorre ordinariamente na área de Tecnologia da Informação e Comunicações.

A partir do Plano Estratégico 2015-2020 do TRT da 4ª Região, a gestão de riscos é incorporada ao nível institucional de duas maneiras: pela análise de riscos associados à estratégia e pela inclusão de projeto estratégico visando à implantação da gestão de riscos nos níveis tático e operacional.

A gestão de riscos contribui para aumentar a probabilidade de alcançar os objetivos definidos, fornecer uma base segura para a tomada de decisão e planejamento, aumentar a eficiência operacional e aprimorar o controle e a governança corporativa.

Na versão revisada do Plano (2018), foram abordados somente os riscos estratégicos, assim entendidos aqueles associados à Missão, à Visão e ao alcance dos objetivos da organização. Sendo assim, o ponto de partida foram os indicadores estratégicos (e suas correspondentes metas), já que eles medem o quanto os objetivos estão sendo atingidos, o quão próximo estamos de alcançar a Visão de futuro que projetamos e se estamos no caminho de realizar a Missão definida para a organização.

» Gestão de Riscos aplicada à Estratégia

 

Fonte: Assessoria de Gestão Estratégica, Dados Estatísticos e Apoio às Ações Institucionais
Última atualização: 13/12/2018 17:07
Capacete branco sob texto tambem em branco: Trabalho Seguro Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista