Erechim recebe nova sede do Foro Trabalhista
Ao final da tarde de quarta-feira (09/12), Erechim presenciou a solenidade de inauguração das novas instalações do Foro Trabalhista, as quais serão ocupadas nos próximos dias. A cerimônia foi realizada no saguão da nova sede, na Rua Fioravante Tagliari, s/nº. Prestigiado por grande público, o evento teve a participação de diversas autoridades, dentre as quais a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Cleusa Regina Halfen, o prefeito municipal, Paulo Alfredo Pólis, a juíza titular da 1ª Vara do Trabalho e diretora do Foro Trabalhista de Erechim, Deise Anne Longo, o juiz titular da 2ª VT, Luis Antônio Mecca, o juiz titular da 3ª VT, Marcelo Bergmann Hentschke, e o juiz auxiliar da Presidência do TRT-RS, Ricardo Fioreze.
Acesse as fotos da solenidade.Abre em nova aba
Abrindo os pronunciamentos, a juíza diretora definiu a nova sede como “uma casa para facilitar o acesso a todos, visando, cada vez mais e a cada dia, a eficaz prestação jurisdicional, trazendo um meio ambiente de trabalho saudável a todos aqueles que laboram com a Justiça do Trabalho: juízes, servidores e advogados”. Deise afirmou sua convicção de que o espaço servirá “para o convívio harmônico, igualitário e desprovido de qualquer privilégio, na busca da efetivação de direitos, entre todos que aqui circulam.”
O presidente da Subseção de Erechim da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Alessandro Bonatto, enalteceu “o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Tribunal na busca de estruturas cada vez melhores para o trabalho dos advogados e, consequentemente, na prestação jurisdicional para todas as pessoas que têm de buscar o caminho da Justiça”. Referindo os benefícios trazidos inclusive pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe), Bonatto parabenizou o Judiciário Trabalhista pelos esforços envidados no sentido de melhorar o dia a dia dos advogados.
Em sua fala, o prefeito Pólis destacou a atuação dos representantes do Executivo e Legislativo municipais na viabilização da doação do terreno onde foi erguida a edificação agora inaugurada – “todas as grandes construções são realizações coletivas”. Ele comprometeu-se a, no primeiro semestre de 2016, concluir a obra de pavimentação do trecho da Rua Fioravante Tagliari no qual está situado o novo prédio.
Por fim, coube à presidente Cleusa dirigir-se aos presentes, ato no qual pontuou as diversas virtudes das novas instalações do Foro Trabalhista de Erechim, que representam “o cuidado e o efetivo compromisso que a Administração do TRT/RS tem com a implementação de ações necessárias para garantir um ambiente de trabalho moderno, saudável, acessível e seguro, em que a prestação jurisdicional e o exercício da cidadania sejam garantidos”. A magistrada observou que “a crescente demanda processual, fruto do desenvolvimento econômico e social do nosso Estado, impõe a ampliação da estrutura da Justiça do Trabalho gaúcha, sempre norteada pelos objetivos traçados pelo planejamento estratégico do Tribunal e com o devido respeito aos princípios que regem a Administração Pública”.
A nova sede
O prédio, que ficou pronto em 1 ano e 10 meses, possui 3.600 m² de área construída, distribuídos em quatro pavimentos (um andar para cada unidade judiciária e outro destinado a atividades de apoio). As novas instalações atendem aos padrões de áreas e custos estabelecidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Os gabinetes, secretarias e as salas de audiência foram instalados nos locais com maior insolação, com janelas amplas para minimizar o uso de iluminação artificial. Além disso, os ambientes receberam aparelhos de ar-condicionado do tipo VRF (que utilizam menos energia para o funcionamento). A edificação também conta com sistema de captação da água da chuva para reúso, luminárias T5 de alto desempenho, pisos externos permeáveis, entre outros itens que visam a economia de execução e de manutenção, e a responsabilidade ambiental.
O TRT-RS responsabilizou-se pela manutenção de espécies de árvores nativas no terreno e reposição de espécies exóticas, contribuindo, assim, para o equilíbrio do meio ambiente.
O Plano de Prevenção Contra Incêndios foi aprovado pelos Bombeiros e o prédio conta com rede de hidrantes, extintores, iluminação e indicações de saídas de emergência, além de todos os equipamentos necessários para garantir a segurança de seus usuários.