Servidora Ana Naiara fala sobre orientação sexual e identidade de gênero como fator de discriminação no trabalho em evento do TRF4
A servidora do TRT4 Ana Naiara Malavolta Saupe apresentou, no último dia 14, a palestra "Orientação Sexual e Identidade de Gênero como fator de discriminação no ambiente de trabalho" no auditório da Justiça Federal Seção RS.
Cerca de quarenta pessoas prestigiaram o evento e ouviram os relatos da servidora a respeito da situação jurídica de LGBTs hoje no Brasil e as situações que levam à discriminação no ambiente de trabalho. O foco da palestra foi a experiência vivenciada no TRT e no TRF da 4ª Região, para reconhecimento de união entre pessoas de mesmo sexo, antes da decisão do STF e do Provimento nº 37/2014 do CNJ, que disciplina o registro da união nos Cartórios de Registro Civil.
O evento ocorreu das 17 às 19 horas, incluindo a apresentação do vídeo “O Enigma: ONU” contra a homofobia (disponível em http://bit.ly/2czHT1VAbre em nova aba) e um bate papo com a plateia em forma de perguntas e respostas.
A palestra ministrada por Ana Naiara integra a programação do evento Direitos Humanos, Orientação Sexual e Identidade de Gênero: a homossexualidade e as demandas envolvendo transexualidade na Justiça Federal, que ocorre de 3 de agosto a 27 de outubro na Justiça Federal do Rio Grande do Sul, e conta com a parceria do TRT4 e seu Memorial.
Ana Naiara é militante lésbica feminista da Marcha Mundial das Mulheres, do movimento LGBT, atuante no movimento feminista e sindical e nos movimentos pelas Liberdades Laicas. Fundadora do Fórum Gaúcho em Defesa das Liberdades Laicas e do Conselho Municipal das Liberdades Religiosas. Trabalha da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT4.