Juíza Ana Ilca Saalfeld recebe título de cidadã do município de Turuçu
A juíza Ana Ilca Saalfeld, titular da 4ª Vara do Trabalho de Pelotas, recebeu, na última segunda-feira, o título de cidadã do município de Turuçu. A magistrada foi homenageada por atuar na solução do passivo trabalhista do antigo curtume Arthur Lange, sediado na pequena cidade do Sul do Estado. O diretor de secretaria da 4ª VT de Pelotas, Ivan Gilnei Waskow, também recebeu uma placa de agradecimento pelo trabalho realizado. O juiz Frederico Russomano, titular da 3ª VT de Pelotas, esteve presente na solenidade realizada na Câmara Municipal, representando a Amatra IV.
Por meio de três expedientes de execução, envolvendo todos os processos contra o curtume que tramitavam no Foro Trabalhista de Pelotas (responsável pela jurisdição de Turuçu), está sendo possível pagar todas as dívidas trabalhistas da antiga empresa. Mais de R$ 4 milhões já foram repassados aos ex-empregados.
O fundador do curtume, Arthur Lange, na década de 1950, cedeu mais de 130 casas para os trabalhadores, todas edificadas sob a mesma matrícula no Registro de Imóveis. Após o fechamento da empresa, em 2009, sem falência ou recuperação judicial, essas casas passaram a ser ocupadas por ex-empregados, posseiros e locatários.
A 4ª VT de Pelotas desmembrou as matrículas dos imóveis onde estavam as casas e outros terrenos e promoveu vários leilões, inclusive no Ginásio Municipal de Turuçu. Houve a possibilidade de aquisição parcelada dos lotes e, com os valores obtidos, todas as dívidas trabalhistas estão sendo pagas. "Além da solução desse passivo, o pequeno município tem cidadãos orgulhosos por terem seus imóveis devidamente registrados", comentou a juíza.
O título foi entregue à magistrada pelo presidente da Câmara Municipal de Turuçu, vereador Breno Stark.