Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 24/09/2024 16:25. Atualizada em: 24/09/2024 16:25.

TRT-RS inicia entrega de desfibriladores às Varas do Trabalho e Postos Avançados

Visualizações: 1441
Início do corpo da notícia.
Policial judicial de Canoas participa da demonstração do DEA.
Policial judicial participa da demonstração do DEA.

Na manhã desta terça-feira (24/9), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Ricardo Martins Costa, realizou a entrega de um Desfibrilador Externo Automático (DEA) ao Foro Trabalhista de Canoas, para atendimento em casos de emergência. O presidente foi recebido pelo juiz-diretor do Foro, Volnei de Oliveira Mayer. 

Os DEAs são aparelhos que disparam cargas elétricas em pessoas que se encontram em situação de arritmia cardíaca ou parada cardiorrespiratória, possibilitando reverter o quadro rapidamente, minimizando prejuízos ou perdas das funções cerebrais e cardíacas.

Diretora-geral, Rejane Carvalho Donis, fazendo a entrega do DEA.
Diretora-geral Rejane fez a entrega do DEA.

Para o presidente do TRT-RS, os desfibriladores representam uma aquisição importantíssima para o tribunal, porque podem salvar vidas.

De acordo com a diretora da Secretaria de Saúde e Assistência, Fabiana da Silva Perdomo, o TRT-RS já possui DEAs nos Foros de Porto Alegre, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, além do Complexo-Sede do tribunal. Segundo ela, cada Foro, Vara única e Posto Avançado da Justiça do Trabalho (PAJT) receberá um DEA, juntamente com treinamento para a utilização do aparelho. As Varas do Trabalho de Viamão e Alvorada e o Foro Trabalhista de Cachoeirinha serão as próximas unidades a receber DEAs.

Presidente Ricardo Martins Costa abre a cerimônia.
Presidente Ricardo Martins Costa abre a cerimônia.

A diretora-geral, Rejane Carvalho Donis, explicou que, por ser automático, o aparelho somente dá o choque quando detectada parada cardíaca ou arritmia forte. Isso faz com que a operação seja segura. Além disso, o DEA é capaz de orientar o ritmo da massagem cardíaca.

A técnica judiciária com especialidade em Enfermagem, Beatriz Cristina de Azevedo Graciano, fez uma demonstração do funcionamento do DEA para juízes, servidores e estagiários do Foro de Canoas. Ela explicou que o modelo adquirido pelo Tribunal é completo e de simples utilização. O aparelho deve ser guardado em um local de fácil acesso, de conhecimento de todos, podendo ser utilizado por qualquer pessoa.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Scherer (Secom TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
administrativo
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias