Reunião de Análise da Estratégia avalia desempenho do TRT-RS nas metas e destaca premiações
O Comitê de Governança e Estratégia do TRT-RS realizou, na terça-feira (27/8), a 2ª Reunião de Análise de Estratégia (RAE) desta gestão. A reunião foi conduzida pelo presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa, e abordou o desempenho da Justiça do Trabalho gaúcha nas metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e nas metas locais do Regional. Também foram analisados os impactos das enchentes de maio no desempenho do TRT-RS.
Na abertura da reunião, foram destacadas as recentes premiações que valorizam resultados da instituição:
- Transparência: O TRT-RS atingiu pontuação máxima no Ranking da Transparência do Judiciário 2024. Com o resultado, lidera o ranking, ao lado de dez tribunais de todos os segmentos do Poder Judiciário que alcançaram o mesmo índice, em um universo de 94 órgãos da Justiça avaliados. O TRT-RS é o único tribunal regional do trabalho de grande porte a atingir a pontuação máxima.
- Produtividade: Na premiação “TRT em Destaque”, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho reconheceram nove TRTs que tiveram os melhores desempenhos em 2023. O TRT-RS ficou em segundo lugar entre os cinco tribunais trabalhistas de grande porte.
- Execução: O TRT-RS também foi reconhecido pelo desempenho na força-tarefa GRIMPA, promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. O Juízo Auxiliar de Execução conseguiu identificar mais de R$ 21 milhões depositados em contas judiciais muito antigas, não vinculadas a processos em tramitação ou arquivados. Os valores serão repassados à União. O TRT-RS ficou em terceiro lugar entre os tribunais de grande porte.
- Tecnologia: Resultados preliminares do Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) de 2024 demonstram que o Tribunal atingiu nível de excelência (92,73%). Com esse resultado, o TRT-RS encontra-se em segundo lugar entre os tribunais regionais do trabalho.
- Inovação: O sistema Pangea de pesquisa de precedentes qualificados e decisões vinculantes é finalista do 1º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário. A ferramenta criada pelo TRT-RS concorre na categoria “Tecnologia Judicial Inovadora - Inovações com resultados comprovados”.
- Sustentabilidade: O TRT-RS recebeu o Prêmio Justiça do Trabalho Sustentável. O trabalho premiado foi na categoria “Dimensão Econômica”, com o processo de digitalização por demanda do Memorial do TRT-RS, que promove a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva e surdos.
Presenças
Além do presidente do TRT-RS, participaram da 2ª RAE o vice-presidente, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz; a corregedora regional, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti; a juíza auxiliar da Vice-Presidência Luciana Caringi Xavier; o secretário-geral da Presidência, Diogo de Seixas Grimberg; a diretora-geral, Rejane Carvalho Donis; o secretário da Corregedoria, Adolfo Marques Pereira; o secretário-geral judiciário, Aldo da Silva Jardim; a diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, Bárbara Burgardt Casaletti; o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações, André Soares Farias; a assessora-chefe do Gabinete da Vice-Corregedoria, Márcia Moraes Lindemayer; a diretora da Secretaria de Apoio Técnico, Luciana Tirelli Lopes Pulvirenti da Silveira; a chefe da Divisão de Apoio Estatístico de 2º Grau, Luisa Drews Kluck; o diretor da Secretaria de Apoio técnico da Corregedoria, Jeferson Andrade; a chefe de Divisão de Projetos Estratégicos, Romy Bruxel; e o chefe da Divisão de Estatística e Análise de Dados, Francisco José Fetter Furtado.