Bombeiros apresentam balanço das ações nas enchentes a representantes de Tribunais gaúchos
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) apresentou, nesta quinta-feira (27), balanço das ações realizadas durante as últimas enchentes a representantes dos Tribunais gaúchos. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) esteve representado pelo coordenador do Comitê de Segurança Institucional, desembargador João Paulo Lucena.
A exposição, que ocorreu no Palácio da Justiça, em Porto Alegre, foi feita a convite do TRT-4, Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4); Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS); e Tribunal de Justiça Militar do RS (TJM-RS), que agradeceram o trabalho do CBMRS.
Conforme o comandante dos Bombeiros, coronel Estêvam Camargo Rodrigues, desde o final de abril, inundações e deslizamentos de terra afetaram 478 dos 497 municípios do Estado, ou seja, 96,17% das cidades gaúchas. Foram 42.312 salvamentos de pessoas, 4.603 de animais e 63 corpos encontrados. Mais de 2 mil bombeiros militares trabalharam e seguem trabalhando nas enchentes e nas consequências dessa enxurrada.
O oficial agradeceu o convite, enaltecendo a união dos órgãos públicos em defesa da sociedade.
“Temos que encarar de forma unida os desafios futuros. Tivemos tragédia, mas tivemos que aprender a traçar legados e, a partir de então, construir um Estado mais resiliente, mais fortalecido”, disse Estêvam.
O desembargador Lucena agradeceu, em nome do TRT-4, pelos serviços prestados pelos Bombeiros à sociedade. E também ao Tribunal, quando houve, por exemplo, o pedido prontamente atendido de auxílio para verificação de riscos no Arquivo-Geral da Justiça do Trabalho, na zona norte de Porto Alegre, que foi invadido pela enxurrada. Destacou, ainda, que os Tribunais estão à disposição para ajudar no que a corporação precisar.
“Nós, do Poder Judiciário, vamos nos empenhar para destinar recursos que estiverem ao nosso alcance para reconstruir as estruturas de vocês que foram danificadas, e para os investimentos futuros. Contem com o TRT-4 para tudo aquilo que for necessário”, disse Lucena aos Bombeiros.
O comandante Estêvam também apresentou um levantamento com os investimentos necessários para o aperfeiçoamento da corporação. Entre reestruturação logística e novas estruturas, o valor orçado é de R$ 256,1 milhões.
“Esse aperfeiçoamento precisa de investimentos. E eles são importantes para o enfrentamento destas catástrofes que estão sendo cada vez mais comuns”, disse o presidente do TJ-RS, desembargador Alberto Delgado Neto.
Também participaram da reunião: presidente do TRF-4, desembargador Fernando Quadros da Silva; presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes; secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Mário Ikeda; e servidores dos tribunais e dos Bombeiros.