Alunos visitam Foro Trabalhista de Taquara em projeto sobre combate ao trabalho infantil

Na última sexta-feira (21), o Foro Trabalhista de Taquara recebeu uma visita especial de alunos da Escola Bernardo Lemke, de Nova Hartz. O grupo, composto por 15 estudantes da quinta série do Ensino Fundamental, foi acompanhado pela professora Verlani Catarina da Silva e pela diretora da escola, Kátia Daiane Alves da Silva. Eles participam de um projeto científico sobre o tema “Infância Roubada: como o trabalho infantil interfere no desevolvimento das crianças e adolescentes”.
Os alunos foram recebidos pelas juízas Aline Doral Stefani Fagundes, titular da 4ª Vara do Trabalho de Taquara e diretora do Foro, e Lúcia Rodrigues de Matos, substituta nas unidades judiciárias locais. A juíza Aline também é gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e integra a comissão nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, desenvolvido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Lúcia, por sua vez, também coordena o Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-4.
As magistradas conversaram com os estudantes sobre os malefícios do trabalho infantil e a importância de combatê-lo. “Eles estavam muito interessados. Já vieram dominando o assunto e preparados com perguntas”, comentou Aline.
A recepção ocorreu no auditório Eduardo da Rosa Kappel, do Foro Trabalhista. Depois, o grupo visitou a 4ª Vara do Trabalho de Taquara, onde aprenderam mais sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho e o papel da instituição na garantia de direitos sociais e no combate ao próprio trabalho infantil.