Advogado-Geral da União anuncia liberação de valores para recuperação dos danos sofridos pelas Justiças do Trabalho e Federal no RS
O advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, anunciou, nesta quinta-feira (13/6), a liberação de créditos para a recuperação dos danos sofridos pelas Justiças do Trabalho e Federal no Rio Grande do Sul, em razão das enchentes. O anúncio ocorreu na sede da Superintendência do Banco do Brasil, em Porto Alegre. A liberação dos créditos atende ao pedido do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso.
O TRT-RS foi representado na reunião pela vice-corregedora, desembargadora Maria Madalena Telesca. Também participou do encontro o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.
Despesas provocadas pelas enchentes
As despesas estimadas pelo TRT-RS envolvem, entre outros pontos, a recuperação da sala-cofre e do datacenter; das instalações do complexo do Prédio-Sede do Tribunal e das instalações do Foro Trabalhista de Porto Alegre. Também está prevista a recuperação do Arquivo-Geral, incluindo o resgate de processos que, por seu valor histórico, receberam o selo “Memória do Mundo”Abre em nova aba da UNESCO e são considerados Patrimônio da Humanidade. Os demais valores envolvem a recuperação de unidades do interior do Estado, a reposição de materiais permanentes e de Tecnologia da Informação, as alterações em projetos de construção e as despesas com apoio técnico, entre outros itens.