TRT gaúcho lidera ranking de sustentabilidade da Justiça do Trabalho pelo terceiro ano consecutivo
A Justiça do Trabalho gaúcha é a primeira colocada no ranking de sustentabilidade entre as cortes trabalhistas brasileiras. O resultado foi publicado no 8º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário, nesta quarta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente. O relatório é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e leva em conta os resultados de 2023. Este é o terceiro ano consecutivo em que o TRT-RS alcança essa posição.
Índice de Desempenho
O Índice de Desempenho de Sustentabilidade do TRT-RS atingiu a marca de 82,4%. Na comparação geral com todos os órgãos do Judiciário, ficou em segundo lugar, atrás apenas do TRE-RS, que recebeu o Prêmio Juízo Verde como primeiro colocado.
O índice é calculado a partir de dados sobre consumo e gasto com papel, copos descartáveis, água envasada, impressões, energia elétrica, água e esgoto, gestão de resíduos, reformas ou construções, limpeza, vigilância, telefonia, veículos e combustível, serviços gráficos, aquisições e contratações, ações solidárias e de qualidade de vida, e capacitações.
Página da Sustentabilidade
O site do TRT-RS conta com uma nova página sobre SustentabilidadeAbre em nova aba. O espaço apresenta dicas de boas práticas, além de informações sobre campanhas, contratações e parcerias da Instituição nessa área. Ela também traz o Painel da Sustentabilidade, onde é possível acompanhar indicadores e metas. A página pode ser acessada no menu Institucional/Sustentabilidade.
Balanço do CNJ
O Balanço da Sustentabilidade do CNJ reúne dados da série histórica de 2015 a 2023, com dados gerais do Poder Judiciário e também os desempenhos das Justiças do Trabalho, Estadual, Federal, Eleitoral, Militar e dos Conselhos e Tribunais Superiores. Além disso, o documento apresenta práticas sustentáveis dos órgãos, o panorama dos indicadores, e informações sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.