Segurança do TRT-4 atua para salvar vidas e proteger a Instituição durante as enchentes

A equipe de Segurança Institucional do #TRT4 vem atuando para a preservação de vidas e do patrimônio da Justiça do Trabalho durante as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. As atividades ocorrem diariamente, inclusive nos finais de semana, em ações de escolta e proteção, vigilância, logística e socorro. Além de proteger a instituição, a Segurança também presta apoio à Defesa Civil para auxiliar as vítimas da tragédia.
Transporte das vítimas
As viaturas do TRT-4 são usadas para transportar pessoas resgatadas até os abrigos e casas de familiares ou amigos. Esta ação se intensificou a partir dos primeiros alagamentos no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, quando muitas vítimas foram socorridas pelo Exército e deixadas em frente ao Prédio-Sede do Tribunal.

Resgates de barco
Com os novos alagamentos no Menino Deus, na quinta-feira (23/5), a Segurança usou um barco para resgatar pessoas ilhadas, que pediam socorro em prédios da redondeza. O barco foi disponibilizado pelo presidente do TRT-4, na primeira semana das enchentes, para uso da equipe nas áreas alagadas.
Itens de primeira necessidade

As viaturas também transportam alimentos, medicamentos, águas, colchões, e outros materiais de primeira necessidade para as vítimas. A logística é feita a partir das necessidades informadas pela Defesa Civil. Na quinta-feira (23/5), um caminhão do Tribunal transportou 200 colchões até um abrigo provisório criado em razão dos novos alagamentos.
Força-Tarefa

O TRT-4 conta com o reforço de quatro agentes de Polícia Judicial do TRT-10 (DF/TO), desde terça-feira (21/5). Eles integram a força-tarefa autorizada pelo CNJ e pelo STF, com apoio do TST, para auxiliar os tribunais gaúchos. O TRT-4 também colaborou com a força-tarefa, cedendo duas viaturas para uso do grupo.
Comprometimento
“Vemos cenas impactantes nos resgates: pessoas assustadas e molhadas, sem ter para onde ir. Dizem que crescemos nas crises. Certamente sairemos mais fortes desta, mas, principalmente, mais unidos e orgulhosos por fazermos parte desta Instituição, estruturada por pessoas comprometidas e competentes que não fogem à luta”, destaca o diretor da Secretaria de Segurança Institucional, João Luiz Peixoto da Silva.
