Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/03/2024 16:35. Atualizada em: 21/03/2024 16:40.

Serviço do TRT-4 na região das Ilhas é selecionado para festival de inovação na Alemanha

Visualizações: 514
Início do corpo da notícia.
Foto de atividade no festival, mostrando palco
Edição de 2023 do festival

O projeto “Arquipélago Digital: Conectando Comunidades”, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, será apresentado no Creative Bureaucracy FestivalAbre em nova aba (Festival da Burocracia Criativa, na tradução literal). O evento internacional de inovação no setor público será realizado no dia 13 de junho, em Berlim, na Alemanha.

A iniciativa do Tribunal gaúcho foi selecionada no Digital Kick-off Day, evento on-line realizado nesta quinta-feira (21), que antecede o festival. Mais de 200 projetos do setor público de diferentes países foram inscritos. Os três mais votados, em votação popular e pelo júri, foram escolhidos para serem apresentados no festival em Berlim. Assista aqui ao vídeo de apresentação do projeto do TRT-4Abre em nova aba, explicado pelo juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Trindade.

Ponto de Inclusão Digital, na região das Ilhas
Ponto de Inclusão Digital, na região das Ilhas

A iniciativa

O projeto “Arquipélago Digital: Conectando Comunidades” foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação (Linova) e pela Assessoria de Otimização de Projetos da Diretoria-Geral do TRT-4.

Por meio da iniciativa, foram instalados Pontos de Inclusão Digital (PIDs) na região das ilhas de Porto Alegre, local com dificuldade de acesso para as unidades físicas da Justiça do Trabalho. Esses pontos são equipados com computador e internet.

O objetivo é fazer com que pessoas de comunidades distantes de centros urbanos e vulneráveis tenham acesso facilitado aos serviços da Justiça do Trabalho. Trata-se de uma inovação para o poder público, pois supera barreiras geográficas e sociais ao levar serviços judiciais a comunidades distantes e vulneráveis.

Frame do vídeo de apresentação do TRT-4
Apresentação do projeto no Digital Kick-off Day

"É uma enorme oportunidade de mostrar a importância da Justiça do Trabalho brasileira e gaúcha. Mas, principalmente, de permitir a escalada da ideia de levar inclusão digital a diversas comunidades pobres do planeta", destaca Rodrigo Trindade.

O festival

Todos os anos, mais de mil participantes se unem no Creative Bureaucracy Festival, para compartilhar exemplos de inovação do setor público e da sociedade civil. Em 2023, foram 1,3 mil participantes em Berlim, além de 1,5 mil espectadores que acompanharam o evento pela transmissão on-line. Em 73 sessões transmitidas em inglês e alemão, 182 palestrantes e participantes de projetos de 34 países compartilharam seus conhecimentos sobre inovações na administração pública.

Edição de 2023 do festival
Edição de 2023 do festival
Edição de 2023 do festival
Edição de 2023 do festival

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4), com fotos do Creative Bureaucracy Festival
Tags que marcam a notícia:
ServiçoHorizontesustentabilidade
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista