Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 19/01/2024 17:15. Atualizada em: 19/01/2024 17:15.

Desembargadores da Administração do TRT-4 participam de reunião na Fiergs

Visualizações: 64
Início do corpo da notícia.

Foto posada Fiergs ao final.jfifO presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Martins Costa, participou, nesta sexta-feira (19/01), da primeira reunião do ano do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Além do magistrado, também estiveram presentes os desembargadores Alexandre Corrêa da Cruz (vice-presidente) e Maria Madalena Telesca (vice-corregedora).

A reunião foi num formato de debate, com os três magistrados falando sobre o mundo do trabalho e o papel da Justiça do Trabalho, respondendo a perguntas dos presentes. A mediação foi do coordenador do Contrab, Guilherme Scozziero.

Foto Martins Costa fechada.jfif
Des. Ricardo Martins Costa

Martins Costa dividiu seu discurso em quatro eixos: terceirização, mediação pré-processual, precedentes qualificados e grandes litigantes.

Em relação à terceirização, disse que é preciso cautela na formalização e fiscalização dos contratos pelas empresas tomadoras de serviço.

“As empresas que terceirizam precisam entender que também estão terceirizando a sua própria marca. Por isso, a necessidade de um cuidado ainda maior na fiscalização dos contratos”, disse o desembargador.

Foto do público e ao fundo dr. Ricardo falando.jfifSobre mediação, lembrou da importância do acordo entre as partes para evitar o ajuizamento de ações e agilizar a resolução de conflitos.

“Nós estamos formando mediadores e conciliadores para sentar em mesa redonda e buscar a conciliação. São pessoas com conhecimento e técnicas de mediação e conciliação preparadas”, destacou Martins Costa.

Foto Martins Costa discursando no palco com os demais aparecendo.jfif

Sobre os grandes litigantes, com base em estatísticas do Tribunal, lembrou que a maioria é de fora do Estado.

“Praticamente não temos empresas gaúchas. É raríssimo. Em geral, são instituições financeiras, empresas de telefonia, Estado, municípios, fundações públicas e multinacionais”, citou o presidente.

Em relação aos precedentes qualificados, Martins Costa destacou que as partes precisam conhecer a posição do Tribunal sobre determinados temas com entendimento já consolidado.

Foto posada Alexandre.jfif
Des. Alexandre Corrêa da Cruz

O vice-presidente do TRT-4, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, é o atual responsável no Tribunal pelas mediações pré-processuais.

“Às vezes o que falta são pequenos detalhes, são pequenos entraves entre as partes, que um terceiro, de fora, imparcial, pode auxiliar. E esse é o papel do mediador. Quando eu estou numa mediação, sempre lembro que não estou na condição de juiz. Estou na condição de mediador. E nessa condição, eu tento resolver dentro da cultura da paz”, disse Alexandre.

Foto da desembargadora Maria Madalena Telesca.jfif
Desa. Maria Madalena Telesca

A vice-corregedora, desembargadora Maria Madalena Telesca, falou sobre o funcionamento do Juízo 100% Digital.

“Cada vez mais as ações são ajuizadas nesse sistema. E isso propiciou a implementação dos Núcleos 4.0, que são vinculados a algumas varas especializadas e de maior demanda. A Corregedoria seguirá implementando esses núcleos na medida do possível, porque funcionam, agilizam e facilitam para todos o andamento do processo”, ressaltou a desembargadora.

O Contrab da Fiergs orienta e apoia sindicatos patronais e empresas em matéria trabalhista.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista