Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 29/11/2023 19:33. Atualizada em: 30/11/2023 15:42.

“Os Impagáveis” celebram o riso e a dramaturgia com público que lotou o auditório Ruy Cirne Lima

Visualizações: 68
Início do corpo da notícia.

cena 1O mistério e o humor marcaram as duas noites de apresentação do grupo “Os Impagáveis”, no auditório Ruy Cirne Lima, do Foro Trabalhista de Porto Alegre. O espetáculo inédito “Ninguém sai!” ofereceu uma celebração de riso e dramaturgia ao público que lotou as duas sessões do evento, nos dias 27 e 28 de novembro, para assistir à já tradicional exibição de final de ano do grupo de teatro da Justiça do Trabalho gaúcha.  

Acesse aqui o álbum de fotos do evento. Abre em nova aba

“O espetáculo só aconteceu porque houve um esforço comum: todos tinham essa vontade e, reunindo nossas experiências, talentos e disponibilidade, construímos juntos a peça”, destaca a servidora Elen Cristina Presotto, uma das atrizes, que pela primeira vez assumiu a função de diretora. A montagem também teve a colaboração do servidor Alexandre Modesto, apontado por Elen como o “eterno mentor” do grupo. Ele foi professor e diretor do elenco até 2022, e participou da construção do roteiro da peça encenada neste ano, além de ter gravado a narração em off que conduziu a apresentação. 

Cena 4Criado em 2004, o grupo “Os Impagáveis” surgiu durante uma oficina de teatro oferecida pelo Tribunal a servidoras e servidores como uma ação de qualidade de vida.  A trupe decidiu fazer sua primeira apresentação no encerramento do curso, em 2006. Com o sucesso da iniciativa, a montagem de esquetes ou peças passou a ocorrer todos os anos, exceto durante a pandemia, sempre repetindo o sucesso de público. 

A peça "Ninguém Sai!" foi inspirada em um vídeo criado por Gustavo Muller, enteado de Elen Presotto. “Quando eu assisti ao vídeo, pensei: ‘Nossa, isso daria uma peça!’”, relembra a servidora. A partir disso, ela escreveu um esqueleto do roteiro. Foi necessária a criação de mais personagens, em um trabalho conjunto que envolveu todo o elenco, dando origem a novos diálogos, situações e desdobramentos do enredo. “Os ensaios foram bem puxados. Além de nos reunirmos todas as segundas, até as 22h ou mais, em novembro também fizemos ensaios extras”, conta. A apresentação, como de praxe, foi gratuita, mas incentivou o público a trazer alimentos para doação. 

Entre os projetos futuros do grupo estão novas apresentações de suas peças “Ninguém sai!” e “Shakespirando” (de 2022) em outras instituições. “Além disso, tenho a ideia de começar a escrever outro espetáculo”, promete Elen. 

Elenco 

Elenco e a desembargadora Vania Matos
Grupo "Os Impagáveis" com a desembagadora Vania Mattos 

Além de Elen Presotto, “Os Impagáveis” contam com a atuação de Antônio Carlos Dantur Buaes, Antônio Francisco Ranzolin, Daniela Cristina Silva da Silva, Fabíola Ribeiro Cestariolo, Lia Silva Masoni, Maria do Carmo Laroque, Milena de Cássia Silva de Oliveira, Rita Gerlach Rodrigues, Rafael Colombo Hartmann, Sheila Antunes e Tatiana Pedragosa Severo. A iluminação cênica também ficou a cargo da servidora Milena de Oliveira. O som foi operado por Israel Andrade Dornelles (esposo do ator Rafael Hartman) e a maquiagem contou com o talento de Alana de Oliveira Medeiros (afilhada de Milena de Oliveira). 

Entrevista na TVE

Na segunda-feira (27/11), as “Impagáveis” Daniela Cristina Silva da Silva e Rita Gerlach Rodrigues participaram do programa Estação Cultura, na TVE. Confira abaixo o vídeo da entrevista, na qual as servidoras e atrizes falam sobre a origem do grupo teatral, a peça “Ninguém sai!”, e o trabalho de cada atriz e ator na construção dos personagens. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto e fotos de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
cultura
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista