Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/11/2023 18:15. Atualizada em: 29/11/2023 12:04.

Solenidade na Escola Judicial marca formatura de mais 30 conciliadoras e conciliadores na Justiça do Trabalho gaúcha

Visualizações: 84
Início do corpo da notícia.

Foto da cerimônia de formatura de conciliadoresMais 30 servidores e servidoras receberam, em cerimônia na tarde da última segunda-feira (27/11), o certificado de conclusão do Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores da Justiça do Trabalho gaúcha. A formatura ocorreu na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). Além de servidores e servidoras da 4ª Região, a turma foi composta também por alunos e alunas dos tribunais do Trabalho de Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Alagoas. Com duração de 133,5 horas-aula, a formação teve início em março deste ano e acabou em novembro. Agora, as conciliadoras e conciliadores estão aptos a atuarem nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs), de acordo com as normas estabelecidas pela Resolução nº 288/2021 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Acesse aqui o álbum de fotos do evento.Abre em nova aba

João Paulo Lucena
João Paulo Lucena

O curso, conduzido pela juíza do Trabalho Aline Doral Stefani Fagundes e pelos juízes do Trabalho Eduardo Vargas e Luiz Henrique Bisso Tatsch, contempla tanto a formação teórica como prática, com atividades a distância, oficinas presenciais e telepresenciais, observações de audiências e estágios supervisionados.

Ao se pronunciar no início da solenidade de formatura, o diretor da EJud-4, desembargador João Paulo Lucena, lembrou que a formação é uma das mais difíceis e complexas oferecidas pela EJud-4, porque se direciona a uma mudança de cultura e também devido à importância que a mediação e a conciliação têm no âmbito da Justiça do Trabalho. "É a nossa formação mais longa e isso se justifica porque a conciliação hoje é o cartão de visitas do nosso Tribunal", ressaltou o magistrado.

Ricardo Martins Costa
Ricardo Martins Costa

Na mesma direção, o vice-presidente do TRT-4 e presidente eleito da instituição, desembargador Ricardo Martins Costa, destacou que a formação é uma das mais densas e completas, resultado do pioneirismo do TRT-4 na implementação da iniciativa. "O Tribunal não tem medido esforços no incentivo a mecanismos de soluções conciliatórias dos litígios. A mediação e aconciliação são instrumentos efetivos de pacificação social, de prevenção e de solução dos conflitos", frisou. "A atividade de conciliador exige formação específica e interdisciplinar. É uma nova profissão dentro das carreiras dos servidores. O Tribunal continuará nesse trablaho de ampliação dos Cejuscs e na valorização dessa atividade, que não exige paenas formação própria, mas também uma contraprestação adequada", afirmou.

 Aline Doral Stefani Fagundes
Aline Fagundes


Lembrada como símbolo da conciliação na Justiça do Trabalho da 4ª Região, pela atuação como supervisora do Cejusc de 2º grau e também como conteudista e docente da formação, a juíza do Trabalho Aline Doral Stefani Fagundes rememorou os desafios enfrentados pela turma no percurso até a formatura. "O principal desafio de vocês é que vocês vêm de áreas diferentes e aqui recebem uma formação que os tira da zona de conforto", avaliou. "Esperamos que vocês se sintam como nós os vemos, como figuras de extrema importância na Justiça do Trabalho", enfatizou.

Cláudia Mischelli Nunez Fernandes
Cláudia Fernandes

Como formanda oradora, a servidora e agora conciliadora Cláudia Mischelli Nunez Fernandes também relembrou os desafios e angústias enfrentados pela turma durante a formação. "Nosso primeiro momento de leve desespero foi a oficina de cálculos", recordou, descontraída. "Mas o principal desafio foram os estágios. Pautas formadas, fomos nós tentarmos nossos primeiros acordos. E agora o adjetivo 'leve' deve ser retirado, porque o nervosismo era total", brincou. "Mas apesar de tudo, seguimos e conseguimos essa avaliação positiva. Vocês nos ensinaram muito mais que teorias e técnicas, nos ensinaram o valor da empatia, da calma, da comunicação eficaz e da cultura do meio", agradeceu ao citar os professores do curso.

Homenagem

Ao final da cerimônia, a juíza do Trabalho Aline Doral Stefani Fagundes, bem como as conciliadoras e conciliadores Sônia Elisete Moura dos Santos, Alisson Meotti, Lilian Leonardelli Loch e Denise Bampi, receberam uma homenagem pela atuação junto aos Cejuscs de Porto Alegre e Caxias do Sul. Os nomes foram escolhidos juntos aos alunos da formação.

Confira abaixo os nomes dos novos conciliadores e conciliadoras da Justiça do Trabalho gaúcha, formados e formadas na Turma 1/2023:

ADRIANA RIZZOLLI

ANA FLAVIA SANTOS DA COSTA

CARIN JAHN

CLAUDIA MISCHELLI NUNEZ FERNANDES

CLEBER SOUZA DA ROSA

CRISTIANE SCHMITT VIERA DUARTE

CRISTINA PEREIRA DA CUNHA ILGENFRITZ

DENISE DE OLIVEIRA HORTA

EDUARDO RODRIGUES BARBOSA

EUNICE TONOLLI PANAZZOLO BACHA

FABIANA BORTOLUZZI

FABIO LEYES RODRIGUES

JOAO CARLOS BAPTISTA JUNIOR

LAURA MARIA GUIMARAES MANGEON DE ANDRADE

LUANA DOBLER FELLINI

LUIZ FERNANDO LOURENÇO GUIMARAES

MOISES BANDEIRA D ELLY

MONICA CONSOLADORA ROCHA

NALDINE SILVEIRA CORREA

OSMAR LORENZON

PATRICIA DE SOUZA GARCIA

PAULO MARCHIORO RAMPON

RICARDO ANDRE HOLLAS

TANISE ZAMBERLAN MARQUES

VANIA CARMEN DE VASCONCELOS GONCALVES

JOÃO BATISTA MAIA PINHEIRO - TRT21

JAILSON NASCIMENTO DANTAS - TRT21

MARCIA CARVALHO MASCARENHAS - TRT3

ADRIANA FRANÇA MARQUES  - TRT3

TAMARA BARROS FRAGOSO DE ARAÚJO  - TRT19

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto Juliano Machado (Secom/TRT4) / imagens de Eduardo Matos (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista