Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 29/09/2023 16:35. Atualizada em: 03/10/2023 17:27.

Bordadeiras expõem trabalhos sobre a Constituição no TRT-4

Visualizações: 59
Início da galeria de imagens.
Foto das bordadeiras bordando e conversando na mesa.
Foto com a mensagem Invisibilidade, indígena e indignação.
Foto com a tela "Dias mulheres virão"
Foto com a mensagem "Por todas nós".
Foto posada com a imagem de todos atrás da mesa
Foto de uma das bordadeiras bordando trabalho inicial
Foto da caixa com as linhas e agulhas das bordadeiras
Foto das bordadeiras ao fundo da mesa bordando.
Tela com a mensagem: "sangue indígena, nenhuma gota a mais".
Foto de um bordado com a tela da Constituição.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

As bordadeiras do coletivo “Linhas de Poa” participaram, nesta quinta-feira (28/9), da exposição "35 Anos da Constituição Cidadã: Democracia Em Pauta - (in)visibilidade indígena", que pode ser visitada no saguão do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Av. Praia de Belas, 1100, em Porto Alegre). Os bordados com desenhos e frases ligados ao tema foram feitos no local e fixados num tule que faz parte da mostra. São mensagens que pretendem representar  a voz de parte da sociedade e suas reivindicações.

“É uma forma de expressão afetuosa de protestar sobre algo que está nos incomodando”, destaca Marilene Veiga de Oliveira, fundadora do coletivo Linhas de Poa, que fazia um bordado com a seguinte mensagem: “Invisibilidade Indígena: indignação”.

O coletivo de bordadeiras Linhas de Poa se reúne pelo menos uma vez por mês para bordar, sempre com temas relacionados a reivindicações e direitos da sociedade. São utilizadas linhas, agulhas, tesoura, tecido de algodão cru e caneta. Tudo isso somente após pensar a mensagem que será bordada. Trabalhos mais simples podem ser feitos em meia hora. Já os mais complexos levam horas para serem produzidos. “A gente procura ler a respeito do tema que será abordado. Conhecê-lo”, explica Marilene. Também participaram a artista têxtil Marinelsa Geyer e os artistas visuais Reginaldo Porto Alegre e Christy Schmitt.

A exposição “35 Anos da Constituição Cidadã: Democracia Em Pauta - (in)visibilidade indígena”, realizada pelo Memorial do TRT-4, pode ser visitada até o  dia 12 de outubro e integra a 17ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

No dia 05 de outubro, às 17h, data de aniversário da Constituição Federal, será realizada a cerimônia oficial de abertura da exposição com participação da administração do Tribunal.

Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo Ibram com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema,  escolhido pelo próprio Ibram. O tema deste ano é “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista