Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 14/09/2023 19:06. Atualizada em: 19/09/2023 15:52.

Encontro Institucional: Desembargadores da Administração apresentam realizações de suas gestões

Visualizações: 52
Início da galeria de imagens.
Foto do palco, mostrando os desembargadores participantes e o telão ao fundo
Espaço da Administração
Francisco Rossal
Francisco Rossal
Ricardo Martins Costa
Ricardo Martins Costa
Laís Helena Nicotti
Laís Helena Nicotti
Clóvis Schuch Santos
Clóvis Schuch Santos
Maria Madalena Telesca
Maria Madalena Telesca
João Paulo Lucena
João Paulo Lucena
Fabiano Holz Beserra
Fabiano Holz Beserra
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Foto em ângulo aberto, mostrando público e palco
Atividade integrou programação do Encontro Institucional

O 18º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do RS promoveu, no início da tarde desta quinta (14), o Espaço da Administração. Na atividade, a Presidência, a Vice-Presidência, a Corregedoria, a Escola Judicial e a Ouvidoria apresentaram suas principais realizações no biênio 2021/2023. O mandato da atual Administração se encerra em 1º de dezembro, com exceção da Ouvidoria, que vai até outubro de 2024.

(Veja aqui o álbum de fotos do 18º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do RS)Abre em nova aba

O presidente Francisco Rossal de Araújo mencionou, dentre outras iniciativas da sua gestão, a mobilização contra o fechamento de nove Varas do Trabalho no Estado; o Projeto Integra TRT, de visitas às comunidades do Interior; o estreitamento da relação institucional com outros Tribunais gaúchos; o sucesso do projeto Automatiza TRT-4, de ferramentas tecnológicas que auxiliam o trabalho dos juízes; e as posições de destaque do TRT-4 nos ranking de Transparência e de Sustentabilidade. Também foram mencionadas ações de âmbito administrativo, como regras de movimentação de servidores, reestruturação de cargos em comissão e funções comissionadas, realização de concurso público, obras e melhorias em infraestrutura e segurança. Rossal também citou projetos sociais do TRT-4, como o Pescar e a implementação de pontos de inclusão digital em comunidades, além do trabalho realizado pelo Juízo Auxiliar de Precatórios.

Na sequência, o desembargador Ricardo Martins Costa falou das diferentes atividades desempenhadas pela Vice-Presidência: mediações coletivas pré-processuais, processamento de recursos de revista, conciliação de processos em recurso de revista no Cejusc 2º Grau, presidência da Comissão de Regimento Interno e da Seção de Dissídios Coletivos, e coordenação do Núcleo de Gestão de Precedentes. Nesse último aspecto, abordou um dos principais projetos da sua gestão: o desenvolvimento do Pangea, ferramenta que otimiza a pesquisa de precedentes qualificados na Justiça do Trabalho.

A vice-corregedora Laís Helena Jaeger Nicotti apresentou as ações da Corregedoria. Neste ano, a desembargadora também tem estado no exercício da Corregedoria devido a licença do corregedor Raul Sanvicente.  A magistrada explicou como estão sendo acompanhados os resultados das unidades judiciárias. Destacou a utilização de ferramentas como o Painel de Metas, o Painel Gestão de Pautas, o Robô Gael, a FAE (Ferramenta de Apoio à Execução) e o e-Carteiro, além de atividades de capacitação para auxiliar as Varas quanto ao melhor aproveitamento dos recursos do PJe. A desembargadora ainda abordou a campanha da Corregedoria para o cumprimento da Meta 2, referente à solução de processos antigos, e a atuação do Juízo Auxiliar de Execução, especialmente no Projeto Garimpo. Também lembrou do lançamento do Selo de Excelência TRT-4, que premiará as unidades que cumprirem os desafios propostos.

O ouvidor do TRT-4, desembargador Clóvis Fernando Schuch Santos, e a vice-ouvidora, desembargadora Maria Madalena Telesca, falaram da atuação da Ouvidoria, o canal direto de comunicação entre os cidadãos e o Tribunal. A unidade recebe dúvidas e outras manifestações sobre os serviços da Justiça do Trabalho gaúcha, além de denúncias de casos de assédio moral e sexual, trabalho infantil e trabalho escravo. Os magistrados destacaram que a Ouvidoria do TRT-4 segue cumprindo bem o seu papel, agora inclusive pelo WhatsApp (51- 99213-7686). “A Ouvidoria é demandada e busca o esclarecimento junto às unidades, sempre com a intenção de mostrar que a Justiça do Trabalho está funcionando, que o processo está andando”, explicou a desembargadora Madalena.

Por fim, falaram o diretor e o vice-diretor Escola Judicial, desembargadores João Paulo Lucena e Fabiano Holz Beserra, respectivamente. Os magistrados ressaltaram o esforço da unidade em promover eventos de excelência. Mencionaram que a EJud passou a disponibilizar, em todas as suas atividades, vagas para a comunidade externa: advogados, estudantes e demais interessados. Também anunciaram que novos convênios estão sendo firmados para capacitação de magistrados, a serem noticiados oportunamente.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4). Fotos: Reinaldo Foltz
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista