Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 14/09/2023 11:25. Atualizada em: 19/09/2023 15:53.

Aberto o 18º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do RS, em Pelotas

Visualizações: 66
Início do corpo da notícia.
Solenidade de abertura, mostrando o palco com as autoridades. No púlpito, o presidente do TRT-4 falando.
Presidente Francisco Rossal deu boas-vindas aos participantes

O 18º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do RS foi aberto na manhã desta quinta-feira (14), no Teatro Sicredi, em Pelotas. Pela primeira vez, o evento é realizado na região sul do Estado. Mais de 160 juízes, juízas, desembargadores e desembargadoras da Justiça do Trabalho gaúcha estão reunidos para tratar de assuntos atuais e relevantes da instituição. O tema desta edição é “O Poder Judiciário como elemento perene do Estado Democrático de Direito e garantidor do devido processo legal".

(Veja aqui o álbum de fotos do 18º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do RS)Abre em nova aba

A abertura estava prevista para essa quarta-feira, mas foi adiada em razão das fortes chuvas que atingiram a região. Um alagamento importante ocasionou bloqueio temporário na estrada BR-116, principal via de acesso a Pelotas, atrasando a chegada dos participantes.

Autoridades da mesa oficial de abertura
Autoridades da solenidade de abertura.

Solenidade

No ato de abertura, o presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, o diretor da Escola Judicial, desembargador João Paulo Lucena, e o presidente da Amatra IV, juiz Márcio Lima do Amaral, deram as boas-vindas aos magistrados. A solenidade contou a presença da prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas, e do presidente da subseção local da OAB/RS, Victor de Abreu Gastaud.

A prefeita manifestou a satisfação do município em receber o Encontro da Magistratura. Ela destacou a importância desta aproximação entre os Poderes, salientando que isso será fundamental, por exemplo, no enfrentamento de eventos climáticos que a nossa geração já está vivenciando. O advogado Victor Gastaud lembrou, em sua manifestação, da tradição cultural e jurídica de Pelotas – terra do ministro Mozart Victor Russomano, expoente do Direito e da Justiça do Trabalho, que dá nome ao Foro Trabalhista localAbre em nova aba.

Foto em ângulo aberto, mostrando palco e público
Mais de 160 magistradas e magistrados participam do evento

A mesa oficial de abertura também foi composta pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella.

Conferência

A conferência de abertura foi realizada pelo jurista Nelson Jobim, ex-deputado federal, ex-ministro da Justiça e da Defesa, e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional da Justiça (CNJ). 

O convidado fez um apanhado histórico da formação do Poder Constituinte no Brasil. Ele manifestou preocupação com o que considera uma judicialização excessiva no país, especialmente na política. Para o jurista, o Judiciário acabou assumindo pautas que não seriam de sua responsabilidade. 

Nelson Jobim
Nelson Jobim

Jobim destacou que os magistrados devem priorizar seu papel original, que é fomentar a Justiça. “A função do magistrado é resolver conflitos que existem na sociedade”, sublinhou. Por fim, lamentou os ataques que a Justiça do Trabalho vem sofrendo nos últimos anos. 

Organização 

O 18º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do RS é organizado pela Escola Judicial do TRT-4. A mestre de cerimônias é a jornalista Carol Anchieta.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes e Rafael Ely (Secom/TRT4). Fotos: Reinaldo Foltz e Gabriel Borges Fortes
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista