Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 04/09/2023 16:05. Atualizada em: 04/09/2023 16:05.

Estudantes de Direito da Faculdade Estácio participam de visita guiada do TRT-4

Visualizações: 74
Início da galeria de imagens.
Representantes da Estácio no Plenário do TRT-4
Presidente Rossal e Adolfo falam a alunos de Direito da Estácio
Presidente Rossal e Adolfo Marques Pereira
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.
Estudantes de Direito da Faculdade Estácio, de Porto Alegre, conheceram melhor as atividades da Justiça do Trabalho gaúcha nesta segunda-feira (4/9). Os graduandos participaram de uma visita guiada ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). A iniciativa busca aproximar estudantes e entidades das atividades da Justiça do Trabalho. O público típico são acadêmicos de Direito e professores da área que são recebidos pelo Cerimonial e conduzidos pelas instalações do Tribunal.

Inicialmente, os estudantes e professores da Faculdade foram recebidos pelo presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, e pelo secretário-geral da Presidência, Adolfo Marques Pereira, no Salão Nobre do Tribunal. Além de abordar as atividades da Justiça do Trabalho, o magistrado, que também é professor de Direito, aconselhou os alunos a terem disciplina e dedicação. “Não importa a idade que estejam, a fase da vida que estejam, estudar é principalmente disciplina. Estudar com dedicação e persistência ao longo do tempo faz muita diferença”, afirmou.

Francisco Rossal de Araújo também enfatizou que é preciso ter sensibilidade social para atuar na Justiça do Trabalho e destacou que o TRT-4 é considerado um Tribunal de vanguarda no país. “A Justiça do Trabalho lida com algo que é básico na vida dos seres humanos, que é a sobrevivência. Nós trabalhamos para sobreviver. Então é preciso olhar para a interação entre o capital e o trabalho. Não adianta olhar só para o lado dos trabalhadores e dizer que temos que preservar a dignidade se não tivermos empresas fortes e sadias. É uma relação de troca. E isso só o Direito do Trabalho enxerga”, apontou. Por fim, o desembargador lembrou que a Justiça do Trabalho é da sociedade. “Todos trabalhamos juntos e temos que valorizar essa casa cuja finalidade é o cidadão que reclama por justiça”.

O secretário-geral da Presidência, Adolfo Marques Pereira, abordou a estrutura do TRT-4 e apresentou vídeos que abordam o funcionamento da Justiça do Trabalho e sua relação com a sociedade, por meio do projeto Integra TRT. Após a atividade, os alunos e professores visitaram o Plenário do Tribunal. Eles foram acompanhados pelo assessor da Presidência do TRT-4 Christiano Seckler de Oliveira e pela servidora do Cerimonial Neli Sortica.

Acolhimento

Para o professor do curso de Direito, Ricardo Strauch Aveline, a visita permitiu a compreensão da estrutura do Tribunal e suas atribuições no âmbito da justiça trabalhista gaúcha. “O acolhimento realizado pelos servidores e pelo presidente garantiu que todos se sentissem em casa no Tribunal e motivados para, em breve, atuar profissionalmente nesse espaço. O nível de motivação de todos após a visita foi às alturas, o que repercutirá positivamente no trabalho em sala de aula”, afirmou.

Também participaram da visita o advogado Daniel Zalewski Cavalcanti, do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio, e os alunos Leandro da Silva Santos, Sirlene Teresinha Vieira de Fraga, Josephi Martins da Costa, Jozeane Fernanda Delavi, Fabrício dos Santos de Oliveira, Franciele Roldão Kolinski, Maria Claudia Titiry Pinto Baumann, Diego Prosdocimi Winckler, José Augusto Souza Pereira, Gabriela de Oliveira Barcellos, Samuel de Oliveira Gonçalves, Orion Lorran Moebus dos Santos, Júlia Cristiane Fortes Brum, Carolina Capela Martins, Lavínnia Lopes Paz, Sandro Oliveira da Silva, José Antônio Braga de Vargas, Silvia Fernanda Peçanha Martins, José Eder Lucas Antunes, Luis Carlos Cardozo Junior e Jaqueline Lima dos Santos.

Mais informações sobre visitas guiadas podem ser obtidas junto ao Cerimonial do TRT-4, pelo telefone (51) 3255.2085 ou pelo e-mail cerimonial@trt4.jus.br
.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista