Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 07/08/2023 16:56. Atualizada em: 07/08/2023 17:03.

Parceria entre TRT-4 e Ministério Público do Trabalho permitirá compartilhamento de dados

Visualizações: 75
Início do corpo da notícia.

Foto da mesa de autoridades que participaram da cerimôniaO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) e o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) assinaram, nesta segunda-feira (7), um termo de cooperação técnica que permitirá o compartilhamento de informações entre as instituições. Trata-se da primeira adesão no país ao acordo celebrado em março de 2023 entre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o MPT, em Brasília. A parceria vai facilitar o intercâmbio de informações documentais, de movimentações e de dados do Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) e do Sistema MPTDigital.

Confira aqui o álbum de fotos.

Foto do presidente Francisco Rossal ao lado da vice-procuradora-chefe do MPT-RS
Procuradora Mariana Furlan Teixeira e des.Fracisco Rossal

“As relações entre o Tribunal e a Procuradoria Regional do Trabalho são muito frutíferas. Temos parcerias em várias frentes. Teremos uma visão mais ampla da atuação do Tribunal e do Ministério Público com esse compartilhamento de dados, certamente melhorando o nosso desempenho em termos de efetivação de justiça social no nosso país”, destacou o presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo.

O procurador-chefe do MPT-RS, Rafael Foresti Pego, ressaltou o fato de ser o primeiro termo de cooperação fechado no país desde o acordo celebrado nacionalmente.

Foto do procurador Rafael Foresti pego e da desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti
Desa. Laís Helena Jaeger Nicotti e proc. Rafael Foresti Pego 

“Uma iniciativa inovadora e de destaque aqui do Rio Grande do Sul. A gente dá um passo importante que vai colaborar e melhorar o sistema de justiça. Importante deixar claro que são informações públicas, cumprindo todos os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Estamos rumando a algo que vai trazer benefícios à sociedade gaúcha”, disse o procurador-chefe.

No âmbito do TRT-4, caberá ao Centro de Inteligência do Tribunal operacionalizar essa troca de informações. O objetivo é fornecer para cada juiz, por meio de login e senha, o acesso às informações internas do MPT, como Ações Civis Públicas (ACPs) e Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), por exemplo. Após entrar no sistema, o magistrado informa o CNPJ da empresa a ser consultada e já recebe todas as informações. O objetivo com essa troca de informações é diminuir o fluxo das provas e subsidiar as instruções na esfera judicial. Além disso, haverá condições de a Justiça do Trabalho informar o MPT sobre o descumprimento de TACs e ACPs para a cobrança de multas.

Foto do juiz Rodrigo Trindade e do procurador Rafael Foresti Pego
Proc. Rafael Foresti Pego e juiz Rodrigo Trindade

Essa primeira etapa está em fase de testes pelo juiz do trabalho Jefferson Goes, que já foi servidor do MPT. O coordenador do grupo operacional do Centro de Inteligência do TRT-4, juiz auxiliar da Vice-Presidência Rodrigo Trindade, entregou ao  procurador-chefe do MPT-RS dados que constarão nos relatórios gerenciais do PJe.

Além do presidente do TRT-4 e do chefe do MPT-RS, fizeram parte da mesa de autoridades da cerimônia, a vice-corregedora regional, no exercício da Corregedoria do Tribunal, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, e a vice-procuradora-chefe do MPT-RS, Mariana Furlan Teixeira.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4) e imagens de Gabriel Borges Fortes
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista