Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/07/2023 13:41. Atualizada em: 21/07/2023 13:42.

Desembargadora Rejane Souza Pedra representa TRT-4 em Seminário da Sócio Aprendizagem Profissional

Visualizações: 79
Início da galeria de imagens.
Mesa Oficial
Mesa Oficial
Mesa Oficial
Mesa Oficial
Mesa Oficial
Mesa Oficial
Orquestra Jovem do RS
Orquestra Jovem do RS
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) Rejane Souza Pedra, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à AprendizagemAbre em nova aba, representou o TRT-4 no Seminário da Sócio Aprendizagem Profissional, ocorrido na última terça-feira (18/7), no espaço do Plenário da Câmara de Vereadores do Município de Porto Alegre. Integrante da mesa de abertura, a magistrada registrou a importância de preparar os jovens de forma igualitária para uma sociedade melhor, e destacou a parceria do TRT-4 com a Fundação Projeto Pescar. Segundo ela, o Pescar oferece uma nova perspectiva de vida para os adolescentes menos favorecidos, preparando não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida. 

O evento abordou a importância da inclusão de jovens em programas de incentivo à aprendizagem profissional como forma de contribuir para a erradicação do trabalho infantil. Foram apresentados os impactos positivos alcançados a partir desta prática e alguns casos de sucesso. A abertura do Seminário ficou a cargo da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, da Fundação Pão dos Pobres. A programação seguiu com palestras de convidados, entre eles a vereadora de Caxias do Sul Rose Frigeri, que falou sobre a Frente Parlamentar em defesa da Aprendizagem Profissional, e da coordenadora jurídica do Projeto Pescar, Tatiana Bornia, que expôs a evolução e desafios da socioaprendizagem. Ao final, houve uma apresentação teatral do grupo de crianças e adolescentes da Escola Bortolini, abordando as piores formas de trabalho infantil. Confira a programação completaAbre em nova aba.

O Seminário foi promovido pela Superintendência Regional do Trabalho no RS, pela coordenação do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap), Fórum da Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha (FAPSG), Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fepeti), Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional de Porto Alegre (Formap), Fórum Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A coordenação é do Fogap.

Fogap  

O Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap) foi instituído em 10 de agosto de 2009. Coordenado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS, é um espaço de articulação social de organizações governamentais e não governamentais públicas e privadas, com objetivo de criar uma rede de mobilização, articulação e inclusão do jovem na sociedade por meio da aprendizagem profissional.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Bárbara Frank (Secom-TRT4). Com informações e imagens do Fogap.
Tags que marcam a notícia:
trabalho infantilinstitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista