Conselheira do CNJ fala sobre inovação no Judiciário em sessão da 3ª Turma do TRT-4
A juíza federal e conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Salise Monteiro Sanchotene participou da abertura da sessão da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), no dia 31 de maio (quarta-feira). A magistrada, que coordena a comissão da Agenda 2030 no CNJ, falou sobre Inovação no Poder Judiciário.
A apresentação destacou a resolução CNJ 395/2021Abre em nova aba, que instituiu a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário. Salise Sanchotene caracterizou como inovação toda ideia que possa melhorar os serviços prestados pela Justiça, colocando a melhoria da experiência do usuário como objetivo central. Isso inclui, de acordo com a magistrada, novos métodos de trabalho e novas ferramentas para as unidades judiciárias, por exemplo.
Outro ponto abordado pela juíza foi a RenovajudAbre em nova aba, uma plataforma que contempla os projetos de inovação de todos os cinco ramos do Poder Judiciário. Salise salientou que o TRT-4 possui um laboratório de inovação e tem projetos cadastrados no sistema. Além disso, ressaltou que a difusão da inovação compõe a Meta 9 do Poder Judiciário, e é um dos requisitos avaliados para o Prêmio CNJ de Qualidade.
Assista à fala da conselheira: