Vice-Presidente do TRT-4 visita equipe do Foro Trabalhista de Caxias do Sul
O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Martins Costa, visitou, na quinta-feira (1º/6), a equipe do Foro Trabalhista de Caxias do Sul. O magistrado esteve na cidade para conduzir presencialmente duas mediações coletivas: uma envolvendo educadoras e entidades gestoras das creches do Município, e outra com a empresa Tramontina e o sindicato dos trabalhadores.
Na visita, o desembargador Martins Costa conversou com os servidores e juízes locais, destacando o importante papel que todos desempenham para o bom funcionamento da Justiça do Trabalho e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. O diretor do Foro Trabalhista, juiz Marcelo Silva Porto, ressaltou a importância da presença do vice-presidente do TRT-4 em Caxias do Sul. “Além de visitar as unidades judiciárias, a Divisão de Controle da Direção do Foro e o Cejusc, gentilmente cumprimentando servidores e juízes, o vice-presidente atuou em mediações relevantes na nossa região. A Administração do Tribunal sempre contará com o apoio da direção do Foro e dos demais magistrados nas atividades externas que venham a ocorrer em Caxias do Sul", afirmou.
O juiz titular da 4ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, Rafael da Silva Marques, também destacou a relevância da atuação presencial do vice-presidente na condução das mediações na cidade. “Acabamos nos sentindo mais próximos do Tribunal, e também temos acesso a uma experiência mais global dos dissídios coletivos e seus reflexos. É uma iniciativa muito boa do Tribunal, pois estar mais próximo da comunidade ajuda a compreender melhor sua realidade e a entender como o acordo é construído”, observou.
Centro de mediação e conciliação
O desembargador Ricardo Martins Costa também esteve nas instalações do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de Caxias do Sul. A coordenadora do Centro, servidora Denise Bampi, informou que durante a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, realizada entre os dias 22 e 26 de maio, a unidade celebrou acordos em 73% dos processos que foram levados à tentativa de conciliação. “Temos um trabalho prévio de muita conversa com as partes envolvidas, ponderações, e tempo para elas pensarem. As pessoas saem daqui se sentindo melhor, porque elas têm a oportunidade de conversar e desabafar. A origem do conflito trabalhista muitas vezes não está relacionada a valores, mas sim a como ocorreu o final do contrato, a mágoas que ficaram. Por isso o nosso foco é a pacificação do conflito”, destacou Denise Bampi.
Estreia na direção de secretaria
No mesmo dia da visita do vice-presidente do TRT-4, a servidora Rubia Maria Mallmann Petry estava assumindo o cargo de diretora de secretaria da 4ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul. A servidora atua na unidade há 7 anos. “Foi interessante terem dado essa oportunidade a uma servidora da própria unidade, que já vinha atuando aqui. Isso nos estimula muito a desenvolver um bom trabalho, com uma equipe coesa e todo o apoio que recebemos dos magistrados”, declarou.
Além de Caxias do Sul, a jurisdição do Foro Trabalhista local contempla as cidades de Antônio Prado, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos.