Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 05/05/2023 17:20. Atualizada em: 05/05/2023 17:21.

“Conhecer a realidade dos casos é o nosso primeiro compromisso”, diz presidente do TRT-4 em visita a Ijuí

Visualizações: 1305
Início do corpo da notícia.
Foto com a equipe da VT
Presidente Rossal e comitiva com a equipe da VT de Ijuí

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) realizou mais uma etapa do projeto “Integra TRT4”, que visa aproximar a Justiça Trabalhista das comunidades. O presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, esteve nesta quarta-feira (3) em Ijuí.

Acesse aqui o álbum de fotos da visita. 

A primeira parada foi na Prefeitura Municipal, onde se reuniu com o prefeito Andrei Cossetin Sczmanski. Também participaram o secretário de Governo, Chico Ortiz; o assessor jurídico da Prefeitura, Alan Arais Lopes; e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Braga. Rossal falou sobre a importância de aproximar a Justiça do Trabalho cada vez mais das comunidades. Falou também sobre as mediações envolvendo prefeituras e empresas terceirizadas. “Trinta e três municípios procuraram o TRT-4 para mediações na pandemia. Esse trabalho do Tribunal foi fundamental para resolver esses conflitos”, disse o presidente.

prefeitura
Visita à Prefeitura Municipal 

O prefeito Andrei Cossetin Sczmanski enalteceu a iniciativa do TRT-4 de ir até os municípios e conversar com a comunidade. “Essa relação é fundamental. É importante que os órgãos públicos tenham essa integração”, destacou o prefeito. A mesma opinião foi compartilhada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Braga. “Importante unir as instituições para que tudo funcione melhor. As cidades no entorno entenderam que, para elas crescerem, Ijuí precisa crescer”, observou o vereador.

Logo após, Rossal visitou a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na cidade. Foi recebido pela presidente da entidade, Maria Cristina Schneider Lucion, que estava acompanhada de outros advogados. O presidente do TRT-4 tratou de temas como a atuação da Justiça do Trabalho no município, a relação entre advogados e o Judiciário e as mudanças no mundo do trabalho. Também reforçou a importância do cadastramento adequado dos assuntos processuais no sistema PJe, utilizado pela Justiça do Trabalho. “Temos que fazer uma nova rodada de treinamentos do PJe. Todos ganham. Ganham juízes, ganham advogados e ganha a sociedade”, destacou o magistrado.

oab
Reunião na sede local da OAB

A presidente da OAB de Ijuí agradeceu a visita. Disse que a entidade preza muito pela relação com o Judiciário. “No interior, a figura do juízo é importante para a sociedade. Nesse momento pandêmico que vivemos não sentimos muita diferença na Justiça do Trabalho, que já teve audiências por videoconferência e os processos não pararam”, disse Maria Cristina Schneider Lucion.

Na Vara do Trabalho de Ijuí, o presidente do TRT-4 conversou com servidores e com os juízes da cidade, Luís Ernesto dos Santos Veçozzi (titular) e Veridiana Ullmann de Campos (juíza substituta designada). “Essa relação é importante para aproximar o Tribunal ainda mais dos magistrados e servidores de toda a Justiça do Trabalho”, destacou Rossal.

VT equipe
Presidente conversa com magistrados e servidores

Para o juiz Luís Ernesto dos Santos Veçozzi, a iniciativa da administração fortalece a relação da Justiça do Trabalho com os demais poderes. “Aperfeiçoa também a relação com os advogados, com as instituições que representam empregados e empregadores. Nos conforta receber o presidente nessa relação mais próxima conosco e com os servidores da vara”, ressaltou Veçozzi.

Logo após, o presidente se reuniu com trabalhadores na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí. “Eu vou visitar todas as cidades onde exista uma Vara do Trabalho. E nessas cidades vamos conversar com o prefeito, presidente da Câmara de Vereadores, juízes e servidores, os advogados e os sindicatos dos trabalhadores e os empresários”, recordou Rossal sobre seu projeto da Presidência. O presidente lembrou que, antes de tomar qualquer decisão, é importante conhecer a realidade dos conflitos. “Conhecer a realidade dos casos é o nosso primeiro compromisso. Sabendo a realidade, nós podemos aplicar a lei e dar a melhor solução”, disse ele. 

sindicato dos empregados
Encontro com dirigentes sindicais

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí, Ari Bauer, elogiou a iniciativa do Tribunal. “É a primeira vez que o presidente de um tribunal visita o nosso sindicato. Muito importante o que ele falou sobre as negociações, quando coloca o Tribunal à disposição para mediação quando não há acordo entre os sindicatos dos trabalhadores e o patronal”, disse Bauer ao final da reunião.

O compromisso seguinte de Rossal foi uma reunião com entidades empresariais, na sede do Sindilojas da cidade. “Nós precisamos de uma justiça com direitos sociais. Não existe uma empresa sem trabalhadores bons”, disse o presidente do TRT-4 em sua manifestação. 

sindilojas
Reunião com empregadores

Para o presidente local do Sindilojas, Juarez Neme da Costa, essa aproximação, conhecendo cada região, é fundamental para que se possa melhorar as relações de trabalho. “Muito bacana a gente entender que o desembargador tem essa ideia de aproximar quem oferece o emprego e quem está recebendo o emprego, o poder público e também a Justiça do Trabalho para que a gente possa ter um entendimento melhor entre todas as partes”, destaca Costa.

O último compromisso do dia foi na Unijuí, onde o presidente do TRT-4 palestrou para estudantes do curso de Direito. O tema da palestra foi “Perspectivas da Justiça do Trabalho no Pós-Pandemia”.

Palestra para estudantes na Unijuí
Palestra para estudantes na Unijuí

Números em Ijuí 

A Vara do Trabalho de Ijuí foi instalada em 19 de agosto de 1963. A jurisdição da unidade ainda abrange outras seis cidades: Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Coronel Barros, Jóia e Nova Ramada.






Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias