Presidente do TRT-4 recebe representantes de empresas e entidades
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, reservou parte da tarde desta segunda-feira (17) para cinco visitas institucionais. O magistrado recebeu, em seu gabinete, representantes de empresas e entidades.
A primeira agenda foi com o diretor jurídico da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do RS (Federarroz), Anderson Belloli. Diante de casos recentes em que se investiga suposto trabalho análogo à escravidão em lavouras de arroz gaúchas, a entidade tem a intenção de promover medidas para coibir essa prática no setor.
Na sequência, o desembargador recebeu duas lideranças da fábrica da General Motors em Gravataí: Rubiana Souza, diretora de recursos humanos, e Vinícius Soares, coordenador de despesas operacionais e contencioso trabalhista. Os executivos convidaram a Administração do Tribunal e os magistrados do Foro Trabalhista de Gravataí para uma visita à fábrica. A atividade integra o programa Portas Abertas, pelo qual a GM busca estreitar a relação com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Também participou da reunião a vice-corregedora do TRT4, desembargadora Laís Nicotti.
O presidente Francisco Rossal agradeceu o convite e confirmou o interesse em visitar a fábrica. Conforme o magistrado, o Tribunal visita e participa de eventos tanto da classe trabalhadora quanto da classe empresarial, sempre com o espírito de respeito, imparcialidade e mantendo a equidistância necessária e característica do Poder Judiciário.
O terceiro compromisso foi com representantes da Caixa Econômica Federal, para apresentação da nova gerente do posto bancário situado no TRT4, Sílvia Pires Nunes. Ela esteve acompanhada do gerente anterior do posto, João Jardim Zacca, e do gerente do posto do Foro Trabalhista, Marcelo Marimon.
Depois, o desembargador recebeu o diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, Leandro Cezimbra. A pauta do encontro foi a possibilidade de alterações nas jurisdições do Foro Trabalhista de Sapiranga e da Vara do Trabalho de Estância Velha, em estudo pelo TRT-4.
Por fim, o magistrado se reuniu com representantes de entidades sociais. O presidente da Comissão de Ética da Cruz Vermelha no Estado e integrante do Rotary Internacional, Marciano Barbieri, convidou o Tribunal a participar de um projeto de cooperação mútua para ações sociais. Também estiveram presentes os membros do Rotary Internacional José Luiz Tomé Bornéo, Rosana Opptiz e Rosane Maria Bortolini. Na ocasião, Barbieri ainda convidou o presidente do TRT-4 para participar da 1ª Feira Estadual de Ações e Projetos de Impactos Sociais, que será realizada no primeiro semestre de 2024.
