Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 09/03/2023 11:10. Atualizada em: 09/03/2023 11:14.

Repositório de dados e publicações de Mulheres Juristas fortalece igualdade de gênero na Justiça do Trabalho gaúcha

Visualizações: 81
Início do corpo da notícia.

Foto ilustrativa de uma estátua, em bronze, da deusa Themis.Mulheres com expertise em diferentes áreas do Direito estão contribuindo para fortalecer a igualdade de gênero na Justiça do Trabalho da 4ª Região, bem como para ampliar o saber acadêmico no âmbito do Poder Judiciário. Trata-se de um repositório on-line que reúne dados e publicações de professoras, advogadas, defensoras públicas, magistradas, procuradoras do Ministério Público, pesquisadoras e servidoras públicas que atuam na área do Direito.

A Escola Judicial (EJud-4) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) criou o primeiro cadastro em dezembro de 2021, conforme a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O repositório integra um conjunto de medidas que visam assegurar a igualdade de gênero no ambiente institucional, assim como orientar os órgãos judiciais a ampliar a participação de mulheres em cargos de chefia e assessoramento, em bancas de concurso e como expositoras em eventos institucionais.

A coordenadora pedagógica da Ejud4, juíza Eliane Melgarejo, destaca que o banco de dados sobre  mulheres juristas fomenta a participação feminina na docência, mediação, exposição, bem como em outras formas de atuação em eventos e atividades do TRT-4. A iniciativa também proporciona o compartilhamento de dados com outras escolas judiciais e instituições de ensino em geral.

Segundo a magistrada, o repositório não se limita à temática de gênero. “Não se deve incorrer no erro de que mulheres juristas só podem tratar de questões relacionadas ao gênero feminino. Ao contrário, o banco de dados deve ser o mais amplo em termos de conteúdo jurídico, sendo importante iniciativa de ampliação do repositório feminino para toda e qualquer disciplina de interesse formativo, jurídico ou não”, afirma.

A juíza destaca que a iniciativa vai ao encontro das ações adotadas pelo TRT-4 nos últimos anos em relação à equidade de gênero. “A Resolução nº 3/2017 do TRT-4 aprovou a Política de Equidade, que desde então vem atuando de forma expressiva e histórica na promoção de políticas públicas voltadas à inclusão e afirmação feminina e de outras não menos importantes minorias sociais”, ressalta.

Cadastro e seleção

As mulheres interessadas em participar do repositório devem procurar a EJud-4 e disponibilizar dados como atividade profissional, área de expertise e link de acesso ao currículo lattes. Ainda no primeiro semestre de 2023, a escola planeja a publicação de um edital voltado ao incremento do repositório publicado em seu site.

Durante a 72ª Reunião do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), que ocorre de 8 a 10 de março, em Gramado,, a Ejud4 também vai disponibilizar um formulário para cadastrar novas integrantes e representantes de grupos minorizados. O objetivo é ampliar a diversidade entre as professoras e professores da Escola Judicial do TRT-4.

Acesse aqui a lista de mulheres juristas cadastradas na Escola Judicial do TRT-4.Abre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4). Imagem de Depositphotos (billiondigital).
Tags que marcam a notícia:
equidade
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista