Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 02/03/2023 18:47. Atualizada em: 02/03/2023 18:51.

Juíza Mariana Lerina destaca nova lei que exige medidas das empresas contra o assédio sexual em entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV

Visualizações: 64
Início do corpo da notícia.
Foto da juíza Mariana Lerina falando durante a entrevista. Ela é branca, tem cabelo castanho, usa óculos de aro escuro e está gesticulando. A seu lado há um computador ligado.
Mariana Lerina

A partir de 20 de março, as empresas com mais de 20 funcionários devem criar um canal de recebimento e tratamento de denúncias de assédio sexual. A questão foi abordada pela juíza do Trabalho Mariana Piccoli Lerina, em entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV. A magistrada coordena o Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS).

A novidade sobre esse enfrentamento ao assédio sexual no ambiente de trabalho está prevista na Lei 14.457/22, que alterou a Consolidação das leis do Trabalho (CLT). Com isso, a funcionalidade deverá fazer parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das respectivas empresas, que inclusive muda de nome e passa a se chamar Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio. Ela deve ser constituída por representantes do empregador e dos trabalhadores.

Conforme a magistrada, com a nova regra, as empresas precisam ter pessoas capacitadas para tratar tanto da prevenção, como do encaminhamento de casos de assédio sexual. As empresas que não cumprirem a legislação estão sujeitas às multas administrativas previstas na Norma Regulamentadora (NR) 5, do Ministério do Trabalho e Emprego. 

“Seriam as sanções já previstas na norma regulamentadora em relação à Cipa. Então, hoje gira em torno de R$ 2 mil, R$ 7 mil. E claro, sem prejuízo a outras penalidades que a empresa, eventualmente, possa vir a ter num processo judicial. Na esfera trabalhista, inclusive, uma responsabilização de, eventualmente, não implementar essa funcionalidade”, disse a magistrada.

Números de casos de assédio sexual no ambiente de trabalho ajuizados na Justiça do Trabalho da 4ª Região (RS):

2019: 331
2020: 266
2021: 357
2022: 246

Confira a íntegra da reportagem

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely e Eduardo Matos (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
horizonteassédio
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista