Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 02/03/2023 13:10. Atualizada em: 02/03/2023 13:33.

Artigo: "A escravidão é branca", de autoria do juiz Rodrigo Trindade

Visualizações: 72
Início do corpo da notícia.
Rodrigo Trindade
Rodrigo Trindade

Texto publicado originalmente no jornal Zero Hora, edição de 2 de março de 2023.

José Saramago foi um dos mais importantes intelectuais da língua portuguesa e utilizou da literatura para fazer críticas à sociedade. Em seu livro “Ensaio sobre a Cegueira”, de 1995, utilizou da figura de uma epidemia que levava à perda da visão para denunciar a alienação do homem em relação a ele mesmo. A “cegueira branca” era a denúncia do egoísmo, da covardia e da perda de empatia.

O episódio do resgate de trabalhadores em Bento Gonçalves também chama à reflexão para um seletivo embaçamento perceptivo que, simplesmente, não vê ou tem dificuldades de enxergar duas centenas de pessoas escravizadas em sua vizinhança. Como se fosse possível que chegassem e trabalhassem invisíveis, para, logo depois, desaparecerem.

Condições degradantes, castigos físicos, jornadas exaustivas, submissão a dívidas e impedimento de retorno às suas casas. Esses são, precisamente, os elementos que caracterizam a escravidão contemporânea, e foram relatados por representantes dos resgatados.

A prática da arregimentação de trabalhadores em outros estados para colheitas no norte do RS existe há anos. Ocorrem em condições, no mínimo, temerárias e com fiscalização historicamente insuficiente – principalmente pelo desaparelhamento dos órgãos responsáveis. Foi necessário que um escravizado fugisse e procurasse a polícia para alertar autoridades sobre a situação.

Nos últimos anos, por todo o Brasil, se avolumam denúncias de trabalho escravo urbano e rural. Semanalmente, nos deparamos com notícias de empresas, quase sempre tomadoras de serviços, que se utilizam de terceirizados escravizados e se defendem com um “não sabia”, “não me avisaram”, “não vi”.

O problema da cura dessa cegueira seletiva não vai se resolver com escândalos pontuais, mas a partir de comprometimentos individuais e coletivos permanentes. Sem desviar o olhar e dando os nomes certos aos fatos.

Rodrigo Trindade
Juiz do Trabalho da 4ª Região e professor

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-4
Tags que marcam a notícia:
artigohorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista