Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 23/11/2022 09:43. Atualizada em: 23/11/2022 19:37.

Prédios da Justiça do Trabalho em Porto Alegre estão iluminados em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue

Visualizações: 56
Início do corpo da notícia.

Foto da fachada do prédio da Justiça do Trabalho iluminado na cor vermelha.No dia 25 de novembro celebra-se o Dia Nacional do doador de Sangue. A data é utilizada para agradecer a quem já doa e para mobilizar novos doadores, com o objetivo de aumentar os estoques. Hemocentros de todo o país, bem como instituições públicas e privadas em geral, promovem atividades para reforçar essa ideia. É o caso da Justiça do Trabalho gaúcha, que iluminará o prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e o Foro Trabalhista de Porto Alegre, ambos na Av. Praia de Belas,  com a cor vermelha, símbolo da campanha. A iluminação diferenciada permanecerá do dia 23 ao dia 29 de novembro. A intenção é manifestar o apoio à doação de sangue como um gesto de solidariedade que pode ajudar a salvar vidas. 

Mesmo com o aumento das coletas de sangue na última década, ainda é baixo o número de doadores regulares no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira doa sangue periodicamente. O número fica abaixo dos 2% definidos como ideal pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e está bem distante da média de 5% verificada em países da Europa.

Com a pandemia do novo coronavírus, as doações registraram baixas significativas, chegando a diminuição de 50% em algumas regiões do país. Portanto, o reforço de mobilização neste ano é ainda mais importante, para que os estoques voltem a aumentar.

De acordo com informações do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), uma unidade de sangue doada pode ser separada em glóbulos vermelhos ou hemácias, plaquetas, plasma e crio precipitado, beneficiando até quatro pacientes. O sangue doado pode ser utilizado em diversas situações, como casos de pessoas com anemia severa, vítimas de acidentes de trânsito, ou pessoas submetidas a cirurgias de grande porte, com sangramentos agudos e inesperados.

Também conforme o Hemorgs, existem alguns critérios básicos para ser doador de sangue. Dentre eles, não ser portador de nenhum tipo de doença infecto-contagiosa, não ser usuário de drogas, ser uma pessoa saudável e ter peso acima de 50Kg. O doador é examinado por um profissional e submetido à coleta do sangue para análise e processamento. O intervalo a ser observado entre as doações é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

Como ressalta o Hemocentro, não existem riscos para o doador de sangue. Além da segurança total em termos de coleta, o doador tem a oportunidade de verificar se é portador de alguma doença viral, já que,  Em todos os casos de doação,  é necessário passar por testes de HIV, hepatite, sífilis, chagas  e HTLV 1 e 2, entre outras doenças.  

Confira alguns locais que realizam a coleta de sangue na capital:

Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs)

Agendamento pelo WhatsApp: (51) 98405-4260 ou pela internet. linkar: https://saude.rs.gov.br/agendamento-para-doacao-de-sangue
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
Fone: (51) 3336-6755.
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 - Porto Alegre - RS.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Banco de Sangue do Complexo Hospitalar Santa Casa

Agendamento: doesangue.santacasa.org.br
E-mail: bancodesangue@santacasa.tche.br
Contato: 3214.8025
Localização: Av. Independência, 75 (em frente ao Hospital São Francisco)
Horário: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h.

Banco de Sangue do Hospital Moinhos de Vento

Agendamento pelos telefones (51) 3314-3072 e WhatsApp: (51) 99235-6964.
A coleta de sangue é realizada no Bloco E. O acesso externo deve ser feito pela Rua Tiradentes, 333, ao lado do estacionamento do Hospital. 
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h e sábado das 7h30 às 12h. 

Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Agendamento: https://bit.ly/2HLaY9z
Telefone: (51) 3359.8504
Localização: unidade Básica de Saúde Santa Cecília – 2º andar (entrada pela rua São Manoel, 543).
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, preferencialmente para moradores da Capital e Região Metropolitana. Aos sábados, das 8h às 12h, limitado a 80 doadores.

Banco de Sangue do Hospital de Pronto Socorro (HPS)

As doações podem ser feitas em nome do HPS no Hemocentro do Rio Grande do Sul.

Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição

Contato: WhatsApp 33572072
Localização: segundo andar do Hospital Conceição, na Av. Francisco Trein, 596, Bairro Cristo Redentor, Porto Alegre.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados (exceto feriados), das 7h30min às 12h (até 60 atendimentos aos sábados).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Bárbara Frank e Juliano Machado (Secom-TRT4).
Tags que marcam a notícia:
acontece
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista