Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/11/2022 13:20. Atualizada em: 21/11/2022 14:48.

Francisco Rossal e Eliane Melgarejo participam do “Seminário Nacional Simone André Diniz: justiça, segurança pública e antirracismo”, no TST

Visualizações: 55
Início do corpo da notícia.
Simone Diniz, durante sua fala na abertura do evento
Simone Diniz, durante sua fala na abertura do evento

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, participou, na quinta-feira (17), da abertura do “Seminário Nacional Simone André Diniz: justiça, segurança pública e antirracismo”. O evento foi realizado na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, nos dias 17 e 18 de novembro. A juíza Eliane Covolo Melgarejo também representou o TRT-4 no seminário, por indicação da Administração.

Há 25 anos, Simone André Diniz foi recusada para uma vaga de trabalho de empregada doméstica por ser negra.  A empregadora, que havia anunciado a vaga em um grande jornal de São Paulo, queria contratar uma mulher branca.  “Eu não me conformei”, disse Simone, na abertura do seminário.  O inconformismo de Simone fez sua história extrapolar fronteiras e se tornar paradigma no que se refere à violação de direitos da mulher negra.

Ministro Lelio Bentes e Simone Diniz
Ministro Lelio Bentes e Simone Diniz

A realização do evento foi uma das recomendações feitas em 2006 pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) ao país no relatório final de uma investigação sobre o caso de Simone Diniz. Nele, a CIDH concluiu que o Estado brasileiro é responsável pela violação do direito à igualdade perante a lei, à proteção judicial e às garantias judiciais (consagrados, respectivamente, nos artigos 24, 25 e 8 da Convenção Americana).

Antes de a história ser levada à Corte internacional, Simone chegou a registrar uma ocorrência policial. Um inquérito foi aberto, mas arquivado pela Justiça, com base em parecer do Ministério Público. Para as autoridades, não ficara evidente o crime de discriminação ou preconceito de raça. 

Foto do seminário, mostrando público em primeiro plano e palestrantes/autoridades em pé, em frente à mesa oficial
Evento foi promovido por 10 instituições do poder público

Para cumprir a recomendação feita pela CIDH, 10 instituições do poder público - contemplando Judiciário e Executivo - e da sociedade civil se reuniram para promover o seminário, cujo objetivo foi fortalecer a proteção contra a discriminação racial e o racismo. O evento teve recorde de público, com mais de dois mil inscritos nas modalidades presencial e a distância.

“Ao contrário do que o mito da democracia racial prega, infelizmente ainda não vivemos em uma sociedade para a qual todas as vidas importam”, pontuou o presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, no ato de abertura do evento. Para ele, o caso de Simone evidencia três aspectos do racismo: o individual, expresso pela preferência da empregadora por pessoas brancas;  o institucional, evidenciado pela normalização da conduta discriminatória pelo MP e pelo Judiciário; e o estrutural, particularmente no mundo do trabalho, que coloca mulheres negras na base da pirâmide econômica e as condiciona, em grande parte, ao trabalho doméstico. 

Leia as matérias publicadas no site do TST sobre o evento:

Racismo institucional: o que o Brasil aprendeu com o caso Simone DinizAbre em nova aba

Representatividade negra no Sistema de Justiça é apontada como essencial para enfrentamento do racismoAbre em nova aba

Painelistas discutem mercado de trabalho e igualdade racial no Seminário Simone DinizAbre em nova aba

Seminário Simone Diniz: painéis do primeiro dia discutem racismo corporativo e papel do sistema interamericanoAbre em nova aba

Caso histórico de discriminação gera debate inédito contra o racismo Abre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4), com informações e fotos do TST
Tags que marcam a notícia:
horizonteequidade
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista