Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 14/11/2022 09:46. Atualizada em: 14/11/2022 10:44.

Nova versão do aplicativo para trabalhadoras domésticas Laudelina será lançada no no TRT-4. Inscreva-se para o evento!

Visualizações: 21
Início do corpo da notícia.

Foto ilustrativa em plano fechado nas mãos de uma mulher que seguram um smartphone. A versão web do aplicativo para empregadas domésticas Laudelina será lançada na próxima quinta-feira (17/11), às 17h, no Auditório Ruy Cirne Lima da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Avenida Praia de Belas 1432 - Prédio 3), em Porto Alegre. Na ocasião, haverá uma mesa redonda sobre justiça, tecnologia e trabalho doméstico, com a presença de representantes dos direitos das mulheres. 

A realização do evento é da Themis e da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), Ministério Público do Trabalho (MPT), Cummins, Igual Valor, Iguais Direitos, Care e Global Fund for Women. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link.Abre em nova aba Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Ejud-4 no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=GaywRIIIEbAAbre em nova aba).

A conversa acerca da relação entre trabalho, tecnologia e direito das trabalhadoras domésticas terá a participação da advogada Denise Dora, diretora executiva da Artigo 19, da procuradora do trabalho Adriane Reis de Araújo, coordenadora da Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, e da presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras domésticas (Fenatrad), Luiza Batista. 

Após o diálogo, será lançada a versão web do aplicativo Laudelina, uma ferramenta que torna possível o acesso às informações sobre os direitos das trabalhadoras domésticas e aproxima essas trabalhadoras dos órgãos de proteção.

Realizado pela Themis e pela Fenatrad, com desenvolvimento da Be220, a nova versão do aplicativo passa a contar com espaço para vídeos, podcasts, redes de contatos e órgãos de proteção para denunciar o trabalho doméstico análogo à escravidão. Outro destaque é a tecnologia PWA, que permite às usuárias o acesso desde o navegador do celular, com agilidade e praticidade e sem a necessidade de fazer downloads ou ter uma conexão de alta velocidade.

De acordo com a diretora da Fenatrad, Luiza Batista, um dos objetivos do aplicativo é manter a categoria atualizada sobre seus direitos e defender as trabalhadoras de quem não a respeita a lei: “É uma ferramenta para acessarmos a qualquer hora, quando tivermos disponibilidade, para nos informarmos sobre os nossos direitos. Muitas trabalhadoras domésticas não sabem o endereço dos sindicatos, que também estão ali.”

A versão inicial do Laudelina já foi reconhecida pelo formato inovador: em 2020, venceu o prêmio Equals in Tech Awards, na “Categoria Acesso – Melhorando o acesso, a conectividade e a segurança de mulheres e meninas à tecnologia digital”. A premiação é uma das principais do mundo para projetos de tecnologia que reduzam a desigualdade entre homens e mulheres. Com as atualizações, o aplicativo democratiza o acesso de novas trabalhadoras.

SERVIÇO

O que: Diálogo sobre justiça, tecnologia e trabalho doméstico e lançamento da versão web do aplicativo Laudelina

Quando: Quinta-feira, 17/11

Horário: 17h

Onde: Auditório Ruy Cirne Lima (Avenida Praia de Belas 1.432, Prédio 3, Porto Alegre).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-4.
Tags que marcam a notícia:
acontece
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista